domingo, 12 de julho de 2020

Senhor PRESIDENTE da REPÚBLICA, sim, eu sei, é um Constitucionalista,........mas........
há quanto tempo não lê a nossa CRP ??
O nosso Presidente da República, em quem conscientemente votei como expliquei neste blogue por mais de uma vez, é por mim criticado recorrentemente quanto a várias das suas posturas.
Creio que muita gente considera que, quando se vota em alguém, ou quando se pertence a uma determinada instituição, ou quanto se tem bem alicerçadas as noções basilares da CRP, não se pode criticar, nem em quem se votou, nem a quem se pertence profissionalmente, nem amigos, nem companheiros, nem figuras públicas, nem titulares de orgãos de soberania, nem a nossa democrática CRP,.... tem de se estar sempre com os seus!!!!
Outro exemplo, respeitante à instituição militar, instituição que é um pilar insubstituível do País, haverá quem considere que não se pode chamar à atenção do que dentro dessa secular instituição corre mal, que não se pode criticar quem dentro dela tem comportamentos atentatórios da dignidade institucional. 
Penso e actuo de modo diferente. Respeito quem opta por estar sempre calado, mas eu não me calo. 
Não servirá para quase nada mas, além do mais, é para mim uma questão de honra, dignidade, rigor, e coluna vertebral.

Voltando ao Presidente da República.
Marcelo rebelo de Sousa tratou de aumentar o seu protagonismo particularmente desde Fevereiro passado. Com a pandemia e sobretudo logo com o seu auto-confinamento em Cascais, foi sempre em exponencial.
Agora, acabadas as reuniões periódicas no INFARMED não deve tardar em arranjar outros palcos mediáticos. E mesmo assim continua diariamente a comentar e a falar de TUDO.
É comum dizer-se que o Presidente faz o cargo. 
Tivemos a esfíngica figura de Cavaco Silva, tivemos Mários Soares manso no primeiro mandato, mas a tratar de organizar o PS e dar-lhe poder no decurso do 2º mandato, com algumas posturas para mim muito criticáveis, misturadas com algumas das suas presidências abertas que pessoalmente recordo e ainda hoje aplaudo.
Tivemos o Sampaio da vida para além do défice e de outras coisas e, agora, temos o monarca Marcelo.
O homem faz o cargo, é certo.
Mas há coisas inultrapassáveis e uma delas é exactamente o texto da CRP.
Algumas vezes, quando ouço certas coisas e observo certas posturas no actual PR quase me parece estar a ver um "Sócrates" a dizer em relação à CRP - isso não interessa para nada.

O PR tem competências constitucionais quanto a outros órgãos (Art. 133º), competências para a prática de actos próprios (Art. 134º) e competências nas relações internacionais (Art. 135º).
Pode convocar extraordinariamente a AR, pode dirigir mensagens à AR e ás Assembleias Regionais das Regiões Autónomas, presidir ao Conselho de Ministros se o PM lho solicitar, promulgar e mandar publicar leis e ainda pronunciar-se sobre todas as emergências graves para a vida do país.
Presumo que é com base nesta competência para se pronunciar sobre TODAS as EMERGÊNCIAS GRAVES que Marcelo comenta diariamente tudo mas mesmo tudo!

Mas salvo melhor opinião, chega a envolver-se em assuntos da governação sob o olhar condescendente, matreiro e sonso de Costa.
Presumo que foi com base nessa alínea e) do Art. 134º da CRP que Marcelo declamou durante semanas no INFARMED.
E Costa sempre sorridente, manso e sonso. Convém-lhe. Desagrada a Pedro Nuno Santos.
As competências, política, legislativa, administrativa são claras e são do governo (CRP, Arts 197º, 198º, 199º), e ao governo cabe informar o PR das suas decisões, e não o contrário.

Senhor Presidente, talvez relembrar conceitos e competências constitucionais, não ??
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário