COMO AVALIAR UM PAÍS ??
Um país avalia-se por diferentes perspectivas. Há as clássicas, económicas, PIB, e por aí fora.
Mas, desde logo olhe-se à situação pandémica, ao desacerto comunicacional, à sensação que legitimamente nos fica de que Dona Graça Freitas faz sair comunicados e instruções / directivas ao sabor das pressões nos jornais, da ordem dos médicos e dos vários "encartados" que diariamente papagueiam nos OCS e em particular nas TV. O dia de ontem foi eloquente.
Olhe-se ao período antes das eleições marcadas para 30JAN2022. Marcelo esticou até ao último dia possível a dissolução da Assembleia da República e assim deu para assistirmos a contra-relógios estranhos. Legal e juridicamente podia colocar o governo em gestão mínima. Não o fez. Porquê? Um favor a António Costa para a pré, pré, pré campanha eleitoral?
AR está dissolvida, mas Marcelo cedeu a empossar o herói das vacinas como novo chefe da Marinha. Pelo meu relógio, a cerimónia demorou 2 minutos menos 5 segundos. Nunca isto se passou desde 25ABR74.
Olhe-se à dívida externa, olhe-se à dívida das famílias. Brilhante não é?
Olhe-se aos "lay off", os reais e não aos anunciados.
Olhe-se aos sucessivos anúncios de problemas em hospitais do SNS.
Olhe-se ao número de países da ex-cortina de ferro que já nos ultrapassaram. Quase não falta nenhum para ficarmos em último.
Olhe-se à bovinidade reinante. A quem interessa manter esta bovinidade, esta mansidão, em prosseguir este embrutecimento dos cidadãos, injectando-os com pânicos vários, com ausência de informação, com deturpação de realidades, com doses maciças de telenovelas e mesas redondas de futebol?
Olhe-se ao que dizem hoje sobre o IVaucher, que devolveu 37 milhões de Euros. Como se verifica isto? Quem escrutina? Podemos acreditar? Eu falo por mim, e no difícil acesso para tratar disto.
Olhe-se ao grande e monumental senão mesmo o quase principal problema do país não é verdade? Sim, falo da saída de Jorge Jesus de treinador do Benfica. Ridículo e bem esclarecedor do que são os nossos OCS em geral, e como os poderes instituídos adoram que isto assim se passe.
Olhe-se à inflação, em que a previsão é de duplicar em 2022. Consequentemente, tudo vai embaratecer, não é verdade?
Olhe-se ao inacreditável modelo de informação sobre a pandemia - HOJE BATEU-SE o RECORDE, nunca tinha havido nada assim. É aquele doutor da RTP1 às 2000h, ou os similares nos outros canais.
Escusam de avaliar o país pelos critérios clássicos habituais, olhem a coisas como as de cima. Que espectáculo! Ah, sussurram-se agora, 2022 vai trazer-nos um país novo, AR rejuvenescida e refrescada, governo pujante, PR super diligente e oralmente contido, e claro, uma Marinha completamente nova!
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário