Do RIGOR, e da FALTA DELE
De entre as características da maioria dos portugueses e a começar nos titulares de órgãos de soberania, políticos e responsáveis em geral, é a ausência de transparência em muitas decisões, é a ausência de honestidade intelectual, é a mentira constante sobretudo por parte dos que formalmente mandam.
Sobre isto não me canso de "martelar".
Mas outra desgraçada característica é a ausência de rigor em grande parte da vida em sociedade. Veja-se o caso daquela lancha enorme da GNR que encalhou há tempos e as circunstâncias e o apuramento das mesmas. Falando em GNR ocorre-me Cabrita e daí outra vez rigor, transparência, honestidade intelectual e desfaçatez. Adiante.
Mas este texto vem sobretudo a propósito das vacinas. E não me refiro apenas à Covid.
Para muitos portugueses, certamente bastante mais de metade, dá-se a feliz circunstância de terem acesso a computador, internet, etc. É o meu caso. E, nessa medida, através da App SNS24, sei as minhas vacinas e etc.
Bom, sei porque sei, mas não está lá tudo. E a culpa não é do sistema, pois se imensas coisas estão terrivelmente mal no SNS como venho denunciando e concretamente referi uns posts atrás sobre a questão da operação à garganta de um amigo meu, outras esferas do sistema funcionam muito bem. Voltando às vacinas, tenho a 3ª dose da Covid tomada, tenho tomado a da gripe todos os anos, e o ano passado tomei a da pneumonia que é uma toma apenas.
Bom, olhando os registos verifico que as vacinas da gripe estão lá todas desde que anos atrás eu e a minha mulher a começámos a tomar excepto a desta ano, porque a farmácia não comunicou ainda. Se não o fizer não aparece no sistema. Rigor (!?) da farmácia ou melhor, do pessoal da dita, ZERO.
A da pneumonia também não está registada e mais uma vez culpa da farmácia que o não comunicou. Os registos vão ao ponto de me indicar que estando a começar a ficar velhote já devia ter voltado a tomar por exemplo a do tétano, pois tantas décadas passadas a imunidade foi-se.
Portanto, RIGOR e a FALTA DELE.
Rigor da minha parte quanto ao que funciona bem no SNS. Rigor da minha parte que me faz ter de ir à farmácia reclamar porque não informaram o sistema da minha vacina da pneumonia o ano passado e a da gripe deste ano.
A terminar, umas amigas patarecas não tiveram (não têm) o rigor e espírito de minúcia para não dizer patetices relativamente ao certificado digital Covid, que tem lá a data de validade logo actualizada em consequência da 3ª dose Covid (ah…..não tinha reparado na data lá mais abaixo).
E ainda a propósito de rigor, a 3ª dose é considerada REFORÇO e não uma VACINA. Por isso no certificado digital, está a data de validade até Maio de 2022 e a indicação de tomadas duas vacinas (2 /2, no certificado).
Toscas e Toscos.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário