A PROPÓSITO DE PALRADORES
Havia desde há muito e por aí continuam, os sonhadores da paz perpétua. Há os que dizem que há muito não havia guerra na Europa.
Há os que dizem que desde há décadas que não havia guerra no mundo.
Para uns e outros, que presumo têm sempre na mente a meta 1945, recordo rapidamente, o desmantelamento da Jugoslávia tendo havido até, entre muitas coisas curiosas na que hoje é Croácia, o descuido de se terem esquecido de tirar das mangas dos camuflados dos combatentes a miniatura da bandeira do país fornecedor dos camuflados.
Mas desde 1945 há inúmeros casos de paz no mundo como, Líbano, Geórgia, Israel-Síria, Sahara Ocidental, Serra Leoa, Mali, Costa do Marfim, Angola, Índia-Paquistão, Etiópia-Eritreia, Timor-Leste, Libéria, Iémene, Chipre, república democrática do Congo, Iraque, guerra civil Grega, Vietname, Laos, Camboja, guerra da Indochina, guerra da Coreia, Índia-China, Argélia, Nicarágua, Chile, Ruanda, Bósnia, Afeganistão, Líbia, guerra da independência de Israel (1948, e sucedâneos 67 e 73), Irão-Iraque, Sudão, crise do Suez 1956, etc.
E já para não recordar as insurgências várias, Checoslováquia, Hungria, Malásia, Birmânia, Brasil, Palestina, Rodésia, Colômbia, Zanzibar, república Dominicana, Paquistão, Granada, Tajiquistão, Burundi, Guiné Bissau etc. etc.
Tudo, ou praticamente tudo, sempre com interferências directas ou camufladas por parte dos EUA, Rússia, China e de várias das chamadas médias potências. Desde 1945 que se vive uma paz adorável, ninguém a querer dominar o mundo, ninguém a lutar por interesses! PAZ absoluta.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário