quarta-feira, 22 de novembro de 2023

PUDIM
É dos meus doces favoritos, um dos doces favoritos de vários familiares e amigos (amigos, amigas e criançada).
Não só é muito bom como extremamente fácil de fazer.
A fotografia mostra o último, de há dias, com o buraco do meio tapado com o caramelo.
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado, eu uso o Milbona do Lidl
- leite meio gordo
- 5 ovos inteiros
- caramelo, uso o Royal, não estou para fazer caramelo, que é chato

Uso normalmente uma forma pequena com tampa, e que era da minha sogra, embora tenha outras, umas mais antigas que outras. 
Mas tem de ter tampa.

Numa vasilha própria para bolos, deito todo o leite condensado, depois os 5 ovos inteiros, e mexo muito mas muito bem, para obter uma massa bem homogénea. 

Depois encho completamente a lata do leite condensado com leite meio gordo. Junto ao preparado dos ovos e leite condensado.
Mexo muito bem, bastante tempo, devagar.
Está pronto.

Trato então da forma.
A forma tem de ficar bem "untada" com o caramelo. Na forma que tenho, normalmente gasto 2/3 do frasco Royal. No fundo deve ficar uma base razoável.

Deito o preparado para a forma e tapo. A minha forma fecha muito bem, o que é importante para não entrar vapor para o pudim.

Num tacho onde caiba à vontade a forma encho-o com água o suficiente para que o nível de água fique (no meu caso) quase a dois dedos da tampa da forma.
O pudim vai portanto cozer em banho maria.
Depois da água ferver, normalmente 45 minutos bastam.

Naturalmente que é necessário tirar a tampa, com muito cuidado para não se queimarem, e com um palito comprido verificar a consistência, até ao fundo. 

Depois de arrefecido …. frigorífico . . . e depois da refeição . . . papar o dito e magnífico pudim.
Bom apetite, bom proveito.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário