MANIPULAÇÃO MEDIÁTICA
Está bem estudada, por cá e lá fora.
Está bem estudada, por cá e lá fora.
Habitualmente consideram-se 10 passos, ou 10 tópicos, como quiserem, para uma bem sucedida manipulação mediática.
1 - Distrair.
A estratégia da distração.
Desviar a atenção dos cidadãos do que é verdadeiramente importante e das decisões de elites políticas e económicas.
Inundar a sociedade com ninharias e procurar evitar que os cidadãos tomem consciência do que verdadeiramente se passa.
2 - Soluções, problemas.
Criar problemas, oferecer soluções.
Por exemplo, criar crises para mais facilmente os cidadãos aceitarem retrocessos diversos.
3 - Gradualidade.
A estratégia da gradualidade.
Aplicar medidas por fases, a conta-gotas, para parecer menos doloroso.
4 - Adiar.
Adiar tudo, a estratégia de adiar o mais possível.
Apresentar medidas e decisões como dolorosas, inevitáveis, que terão de ser aplicadas, em futuro menos próximo. Cria-se a resignação.
5 - Adolescentes.
Dirigir-se ao público como criaturas de pouca idade.
E assim gradualmente obter reações sem juízo crítico.
6 - Emoções, reflexão.
Utilizar o aspecto emocional, muito mais que a reflexão.
Abusar dos aspectos emocionais, neutralizando assim juízos ponderados e críticos.
7 - Ignorância.
Manter o povo na ignorância e na mediocridade.
Quanto pior for a formação e cultura dos cidadãos mais facilmente serão manipulados.
8 - Complacência.
Estimular o público a ser complacente com a mediocridade.
Enfatizar certas modas, desvalorizar sentido crítico, esforços pessoais, valorização intelectual.
9 - Culpa pessoal.
Reforçar o sentimento de culpa pessoal.
Fazer crer aos cidadãos que são os verdadeiros culpados pelas desgraças e insuficiências na sociedade.
10 - Conhecimento.
Conhecer os indivíduos melhor do que eles mesmo se conhecem.
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A manipulação mediática assume muitas formas.
No presente, opinião pessoal naturalmente, o que se está a passar com os ataques ao Ministério Público pode parecer que surge por causa do tal de "Influencer". Para algumas pessoas pode parecer ataque novo.
Pessoalmente, e depois de há tempos ter vasculhado certos arquivos de certos e famosos bloguistas, percebe-se que a coisa vem de muito longe. Nada de novo, apenas com algumas "entoações" ligeiramente diferentes. Objectivo continua o mesmo. Varia um pouco o mamar doce, por exemplo, de certos ortodoxos rendidos há anos aos corredores e tapetes dos salões Europeus.
Agora só estão mais eriçados porque está ao barulho o intrujão - mor.
Mas se olharmos para outras áreas, outros assuntos, podemos identificar a mesma linha de actuação.
Com e sem certos "famosos" assessores da comunicação!
Aguardemos.
AC
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