António Costa, na sua qualidade de secretário-geral do PS foi à Alemanha no âmbito da comemoração dos 50 anos da fundação do PS em Bad Münstereifel, em Abril de 1973.
Na famosa fotografia do grupo fundador vê-se ao centro da imagem um dos fundadores, célebre pela sua farta bigodeira, e célebre também porque, anos depois, deixou de ser "apreciado" por Mário Soares e outros "companhons de route".
Nestas coisas, nestes eventos, além de confraternização e reencontros, contam-se umas patuscadas, revivem-se tempos passados, bebem-se uns copos e oferecem-se umas lembranças.
De acordo com o que se lê por aí Costa terá referido - "A política não é uma carreira, a política é uma atividade cívica que se exerce, que se serve das mais variadas formas".
Podia ter acrescentado - eu, por mero e feliz acaso, tirando um estagiozito e pouco mais em escritórios de amigos, estive sempre a servir . . . .
Além da colocação de uma placa comemorativa dos 50 anos da fundação do PS português presumo que, depois desse acto, os donos da casa mandaram abrir umas garrafas e receberam lembranças portuguesas. As notícias não esclarecem.
Além da colocação de uma placa comemorativa dos 50 anos da fundação do PS português presumo que, depois desse acto, os donos da casa mandaram abrir umas garrafas e receberam lembranças portuguesas. As notícias não esclarecem.
Mas posso presumir que poderão ter sido algumas desta lista:
- galos de Barcelos,
- exemplares de bolso d'Os Lusíadas,
- bustos do Zé povinho a fazer manguito,
- camisolas da seleção nacional de futebol,
- exemplares do guia das boas maneiras,
- cavacas das Caldas da Rainha,
- exemplares do guia sobre a arte das cativações,
- ovos moles de Aveiro,
- exemplares do guia da arte de comprar OCS,
- pasteis de nata,
- exemplares do compêndio "O que preocupa os portugueses",
- sardinhas de conserva,
- garrafas de Vinho do Porto,
- exemplares do guia da arte de enganar,
- exemplares do livro "O governador",
- pasteis de Tentugal,
- exemplares do guia sobre manipular números,
- discos de fados,
- exemplares do livro "Contos proibidos", da autoria do fundador e detentor de farto bigode (*).
(*) esta belíssima prenda só possível ser oferecida em "pen" pois, misteriosamente, todas as edições do livro mal sairam … esgotaram rapidamente !
Coisas engraçadas, que se repetiram com um livro do animal feroz! Típico milagre português.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário