Há dias publiquei uma referência ao Sun Tzu e explicitamente escrevi que muitos, no âmbito da guerra que se trava na Ucrânia, se calhar riem-se dele, do Sun Tzu e dos seus ensinamentos.
Como sempre fiz ao longo da vida, quando me engano dou a mão à palmatória, sigo os bons exemplos de Bento de Jesus Caraça (e não é por viver numa rua que tem o nome dele). Se calhar, contrariamente ao que então escrevi, Zelensky ou alguém do seu círculo mais próximo está a seguir alguns conselhos de Sun Tzu.
Estas linhas a propósito da guerra Ucrânia-Rússia, particularmente depois de ter lido que houve uns ataques aparentemente bem sucedidos a bases russas. Mas não a bases que estejam a 100 ou 200 ou 400 Km para lá da fronteira. NÃO.
Pelo que li, e presumo seja a realidade acontecida, ataques efectuados a cerce de 4000 ou mais Km isto é, não é bem muito para dentro das fronteiras, é quase em alguns casos e se percebi bem o que li, por exemplo na Sibéria ou perto das águas a Norte, perto do Ártico russo.
Pelo que li e parece corresponder ao acontecido, andaram camiões Rússia dentro, por centenas e milhares de Km em estradas russas!
E, depois, despejaram os drones com explosivos.
Ora até eu que nada percebo do assunto, sei que isto só teria sido possível com apoio de satélites que, creio, a Ucrânia não tem.
Apoio americano, porque Trump já está muito irritado com Putin?
Se não foram satélites americanos então quem forneceu esse serviço?
Mas esta "cena", repito, para um ignorante destas coisas, creio que revela a imensa fragilidade do que é a Rússia.
Sim, é porventura o país nuclear mais forte, em quantidades e transportadores. Será.
Tirando o nuclear, fica-me a sensação de ser uma peneira, sai farinha por tudo quanto é sítio/ buraco. Sai e entra!
Entram veículos na maior das calmas e não são detectados e intersectados. Na maior das calmas como se vê agora.
Não faço ideia do que se vai seguir, mas estou convencido que alguma coisa de muito substancial se vai alterar. Para pior, sempre.
Para já, nesta reunião que se está a preparar na Turquia, algum dos Ucranianos é capaz de sugerir - ou param a guerra e retiram da Ucrânia ou os drones vão chegar ás bases dos submarinos e a outros locais.
Sendo um ignorante destas coisas, creio que os locais serão, pelo menos, bases navais, oleodutos e gasodutos, bases aéreas mais importantes, centrais nucleares, centrais de distribuição de energia.
Aguardemos, mas se isto já era imensamente feio, creio que vai piorar de parte a parte.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário