quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

PRAZOS
A nossa vida está rodeada de prazos. 
Para entregar reclamações, para o pagamento de impostos, para chegar a horas, validade de alimentos e medicamentos, etc.
No sistema de justiça, há prazos.
A CRP recomenda de certa maneira prazos na justiça quando define -...."devendo ser julgado no mais curto prazo compatível com as garantias de defesa". (nº2 Art. 31º).
O Código do Processo Penal estabelece prazos diversos. 
Não estou à vontade para falar destas coisas pois não sou licenciado em Direito, mas algumas luzes (poucas) tenho sobre estas coisas. 
Mas não é preciso ser jurista para perceber o papel patético que certos parvalhões vão desempenhar perante as câmaras.
Como se costuma dizer, "em abstrato", o que se tem esgotado é o prazo limite de prisão preventiva.
Depois, andam por aí uns parvalhões pesporrentes que impantes lembram que a Sra PGR fixou um prazo para concluir o Socretino caso, mas, se fossem ler, como eu fui e repito não sou jurista, verificavam (vão ver) que há lá um artigo que não manda parar tudo. 
O que ela fixou foi um prazo interno. Cheira-se que, a custo, vai escorregar mais um pouco.
Muita saúde à Sra PGR e outros, para ver se surge algum arremedo de justiça. 
Mas, é para mim muito claro, se tenho alguma esperança que Sócrates e Salgado levem uma valente canelada, tenho as maiores dúvidas que mais alguma coisa se venha a fazer. Sim, porque é sistémico, envolve centenas de gentinha, está no seio do regime político, e quando se assiste à acção dos acólitos de Louçã e de Jerónimo a barrar a investigação à CGD fica tudo explicado.
Clarinho.
Salgado e Sócrates virão a ser o necessário, os imolados, para o resto continuar como dantes, necessariamente com mais cautelas no futuro? Aguardemos.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário