Presidente Parcelo Rebelo de Sousa, não lhe falaram nisto?
Aparentemente, pelo que se descobre por aí, por ocasião do embarque para a sua deslocação a Los Angeles, o Presidente dos EUA declarou que tudo fará para tomar posse da Base das Lajes e da ilha onde está inserida, apesar de esta ser considerada território português. Invocando o acordo firmado na construção da base aérea
com o Coronel Eduardo Gomes da Silva e os tratados assinados durante a 2ª Guerra Mundial entre Óscar Carmona e Franklin D. Roosevelt, Trump declarou à CNN que “…todo o investimento
realizado durante décadas pelos americanos na base aérea e espaço envolvente e o não cumprimento das regras básicas de manutenção da ilha por parte de Portugal dá aos EUA o direito à posse do território por usucapião.”
Um querido este TRUMP!!!!
Eu sei, mesmo não sendo diplomata, mas por razões de experiência de vida, que nestas coisas da diplomacia e da política externa deve ter-se muita ponderação, prudência, cautela, bom jogo de cintura, perseverança, e não abdicar de princípios básicos. Agir com alguma reserva.
Mas, isto dito, o sr Presidente que comenta tudo e mais alguma coisa, não quer dar a conhecer ao comum dos mortais, o que lhe pode ir na cabeça?
Ah, desculpe, política externa é com o Governo.
Muito cuidado com a separação de poderes.
Muito obrigado por me lembrar isso.
António Cabral
Sem comentários:
Enviar um comentário