domingo, 10 de fevereiro de 2019

REFLEXÕES NA ALDEIA
Reflexões têm-se em todo o lado, na cama, no chuveiro, nos transportes públicos, na sala de espera, numa biblioteca, numa viagem, num jantar, etc. Para mim, um dos melhores locais e momentos para isso, para pensar na vida e na envolvente, é na aldeia. 
Sempre, de Inverno mesmo fazendo chuva como agora e com uma cara horrenda lá fora visível pelas janelas mas também muito quentinho cá dentro, de Verão, Outono ou Primavera.
Vem isto a propósito de Santana Lopes. 
Para quem vê pouca televisão, procurei ver alguma coisa, assisti ao discurso de ontem que apelidou de conversa. Hoje, até agora, nada de TV, estive a pesquisar todos os media tugas acerca do evento da Aliança em Évora.
Uma das coisas que retive das palavras dele, ontem, foi o salientar daquela coisa das promessas que depois não cumprem. Insurge-se contra isso. Bom, isso foi ontem.

Porque tenho agora a sensação, quase certeza, de que hoje o palavreado debitado no encerramento da festa em Évora já não casa totalmente com a discursata de ontem?
Santana quer - "Seguros de saúde para todos, todos devem ter o seu seguro de saúde porque é insustentável que só os ricos possam escolher entre o serviço público e o serviço privado. Mas isso não implica descurar o SNS, simplesmente assim como está, não dá; .....os cidadãos devem poder escolher entre o sistema público e os sistemas privados complementares desse mesmo banco de previdência a cargo do Estado".
Sempre a cargo do Estado.
Não há dinheiro
Santana não perceberá alguma destas palavras?
Vale a pena recordar Joaquim Aguiar - ....."é da natureza das ilusões que os iludidos não possam reconhecer que são os seus comportamentos que produzem a frustração das expectativas que foram geradas na ilusão".


E estamos e continuamos assim, Santana idem, ilusionista puro, que não discursa, mais conversa, que fica esmagado, e encantado e feliz porque alguns dos seus agora seguidores dizem-lhe que não querem lugares, tachos.
Santana quer seguros de saúde para todos os portugueses sem excepção. 
Sim senhor, um País exportador, com superavit sempre a subir, pode dar-se a este luxo. Assim sim. Força.
Bem, não vale a pena perder muito tempo com isto, e este senhor. Naturalmente, porque a cultura é muito pouca, a ignorância imensa, Santana vai fazer mossa no PSD, no CDS, provavelmente alguma coisa no PS. Desgraçado País.
O sr Santana, que década após década trabalha como político, e quando corrido (mal) por Sampaio logo lhe arranjaram sinecura, já fez contas a quantos Portugueses não pagam IRS porque, exactamente, auferem miséria ou pouco mais?
Teria que ser o estado a pagar para que todos tivessem seguros de saúde, e acesso a cuidados médico-medicamentosos nos privados..... que assim iriam encher os cofres com o dinheiro público.
Que pachorra.
António Cabral (AC)

Sem comentários:

Enviar um comentário