quinta-feira, 25 de junho de 2020

ESTADO
A torto e a direito, quer na boca dos políticos quer nos OCS, é sempre o Estado para aqui, Estado para ali, o Estado não tratou, o Estado nunca qualquer coisa, o Estado delapidou, etc.
Nunca dizem o Governo esqueceu-se, ou não tratou, ou negligenciou!
Sim, eu sei o que é o Estado, o que em Ciência Política materializa o Estado mas, o que materializa o Estado para lá das instituições e do que explicita a Constituição da República são as pessoas dirigentes, são os governos, são os PM e ministros e secretários de Estado, são os deputados na AR que formalmente fiscalizam os governos, e ainda o famoso garante do funcionamento das instituições, os sucessivos Presidentes da República. Some-se os Tribunais, e certas instituições.
Em Portugal estamos como estamos porque o compadrio, a corrupção, o amiguismo, o nepotismo, a promiscuidade política e negócios, as leis feitas nos escritórios de advogados, as portas giratórias, a isto levaram, a este deplorável estado de sítio.
Estado deplorável que esta pandemia destapou, colocou a nu.
As  barracas deploráveis que há décadas existiam em Lisboa, visíveis quando de avião estávamos a poucos metros da Portela foram erradicadas. 
Mas a maior parte das autarquias deixou construir prédios e novas barracas como sempre se soube e sempre esconderam o mais possível das vistas das TV’s. Agora estão aí.
As misérias de um povo atrasado, pobre, e desprezado pelos sucessivos governantes, deputados, presidentes da República, juízes, magistrados do MP.
Sim, depois do 25 de Abril, regime instituído e que é o meu e outro não quero, trouxe inegáveis transformações à sociedade.
À cabeça, a mortalidade infantil e outros indicadores na área da saúde demonstram bem o que melhorámos, FELIZMENTE.
Mas as bancarrotas, a desindustrialização, a falsa digitalização do país anunciada pelo desavergonhado Sócrates e seus capangas e que a pandemia desmascarou, são alguns dos muitos exemplos gritantes do nosso subdesenvolvimento e atraso.
Quando negociaram com Mitterrand a ajuda de um determinado banco Francês os resultados ficaram à vista em 2014.
Os resultados aí continuam.
ESTADO?
Não, os PM e os PR que amarraram isto no molho de brócolos actual TÊM NOME, esses é que são os responsáveis.
Os domesticados DEPUTADOS TÊM NOME, esses é que são os responsáveis.
Fizeram as leis, tomaram as decisões, fecharam os olhos nos primeiros mandatos.
ESTADO?
Tenham vergonha.
Como dito e muito bem, ONDE PÁRA a DIGNIDADE de ABRIL, seus capangas dos diabos?
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário