O que a Proposta de OE PREVÊ para o MDN
(fotografia do expresso)
Do que acabo de ler no Expresso online, na proposta de OE (Orçamento do Estado) para 2021, o Ministério da Defesa Nacional (MDN) perde 23 milhões de euros em relação ao valor inicial que tinha inscrito no OE para 2020.
O Expresso recorda as patéticas palavras do PR e CSFA (cada vez mais um Conhecedor Superficial das Forças Armadas e não o formalmente Comandante Supremo das Forças Armadas) sobre prioridades das Forças Armadas.
Parece que há uns quantos milhões de euros para missões no estrangeiro, as chamadas forças destacadas (aposta estratégica...!?!?!?), que cada vez mais é um pequeno escape sobretudo para o Exército dada a confrangedora situação dentro de portas.
Claro que, em simultâneo, e na senda habitual da descarada ausência de vergonha na cara (mas ainda há gente que acredita neles), e ainda segundo o Expresso, anunciam maravilhas como, "o crescimento efetivo de investimento financiado pela Lei de Programação Militar de 20 milhões de euros", para a aquisição de equipamento para as Forças Armadas. E até destacam a "entrega de viaturas Táticas Ligeiras Blindadas 4×4, a modernização de meia-vida das fragatas e helicópteros de evacuação". Como se não se soubesse que há anos a lei de programação militar leva cortes e cativações sucessivas.
Em ano de pandemia e aflições várias é que tudo vai ser cumprido!!!
TÁ CLARO.
Ah, e também referem verbas para Acção Social Complementar!
Ou seja, eu que sou mauzinho, e comungo de certas análises, vejo que o sr ministro Cravinho Jr continua com a "poesia" mas cada vez com menos versos!!!. O trágico é que ainda há muitos que acreditam nele, e neles.
Timidamente, parece que começam a surgir envergonhadas sugestões para a sua demissão (coisa que ele não fará).
Uma coisa estou certo, com um gabinete que dizem ser o 2º do governo com mais gente, com um secretário - geral do ministério muito atento aos principais problemas dificuldades e prioridades das Forças Armadas (sim porque o MDN trata apenas das FA, sempre assim foi, defesa nacional é muito mais que o pilar militar) estou certo que a instituição militar terá um ano de 2021 sem grandes dificuldades.
António Cabral (AC)
Sem comentários:
Enviar um comentário