AI a ECONOMIA, AI as FINANÇAS,
AI os INDICADORES ECONÓMICO - FINANCEIROS
Para onde nos havemos de virar?
O guru Centeno disse esplendores, anunciou sempre esplendores enquanto nas finanças. Agora, como governador, não diz a mesma coisa ou seja, tratou da vidinha, como de resto se percebeu bem. É o costume.
A actriz quer nacionalizar. O tio Jerónimo, que estará felizmente a recuperar normalmente, não diz muito diferente.
Teixeira dos Santos tem a lata de apresentar um livrinho, deve ser para ver se nos esquecemos que foi um dos mestres a chamar a Troika depois do seu maravilhoso desempenho. Agora escreve aquelas coisas que os OCS servis logo divulgaram. Isto anda tudo ligado, e refiro particularmente os comentadores e jornalistas ditos da área económica.
As notícias lá de fora mostram nuvens negras dentro de muito pouco tempo, significando que as pessoas como os meus filhos ficarão com as mensalidades dos empréstimos mais caras. Os combustíveis é a vergonha que bem se conhece.
A inflação sobe inexoravelmente. As dores de cabeça das famílias e das empresas aumentarão, mas Costa diz que isto nunca esteve tão bom e que nunca recuperámos tanto. Olho para trás, por cima dos ombros, e visualizo a Bulgária. Não reparei se vem mais alguém lá atrás…….. Ah, vem lá mais atrás o "fassismo".
As famílias contam os tostões. E as empresas?
Ai as empresas, ainda que Costa diga maravilhas. Percebo pouco ou quase nada destas coisas, mas imagino aflições crescentes quando ponderam, capitais próprios e passivo, activos imobilizados, activos circulantes, os diferentes aspectos de liquidez, rotação de stocks, fornecedores e pagamentos, vendas, rentabilidades do activo total e do sócio-económico.
Enfim, um mar cor-de-rosa. Vamos aguardar por 30JAN2022.
Vamos aguardar pelos reflexos das decisões do BCE e da Reserva Federal dos EUA, e misturar tudo isso com, a responsabilidade, bom senso, inteligência, sentido de Estado e sentido das responsabilidades que, de certeza, desta vez resultarão do 30JAN e colocarão de lado, finalmente, os interesses pessoais de uns quantos senhores e os interesses de partidos. Vamos aguardar, com expectativa, com paciência, esperança.
E afastar do pensamento aquela conhecida frase - bem podes esperar sentado!
Tenham uma boa semana.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário