domingo, 30 de janeiro de 2022

ESTÁ  QUASE
O quê ?
Está quase da hora dos telejornais atirarem para cima de nós com as previsões.
São (eram, uns segundos atrás) 1930 horas quando comecei a matraquear o teclado. 

Para um não tudólogo, politólogo, comentador, jornalista, ignorante da ciência da propaganda quer da que uns apelidam de neoliberalismo, quer da outra que se lhe opõe e não é muito melhor nem fala mais verdade, mas bem ciente que me tentam aldrabar uns e outros, continuo no campo de que, numas coisas sou mais de um lado, e em outras de outro lado. A vida para mim sempre teve e cada vez mais se confirma, é um arco-íris muito acinzentado, muitos matizes.

Como creio que confessei não há muito tempo, concordo com aqueles que defendem que se deve estabelecer um sistema de apuramento periódico para democraticamente avaliar qual o real valor e peso de certas agremiações. A democracia, para lá do essencial que a define, é um sistema de regras e normas. Depois de olhar para o lençol que me deram hoje de manhã para registar a minha opinião para as urnas, mais convicto estou da sua necessidade.

Creio que se pode dizer, e em parte já sobre isso opinei, houve muita propaganda e muita mentira. Qual será o resultado disso? Quantos se deixam ou persistem em se deixar enganar?

Aquilo a que chamam de pré-campanha que, pessoalmente, continuo a ver com falta de respaldo legislativo, mais a dita campanha, trouxeram muita animação mas, opinião pessoal, interrogo-me se é saudável para  a democracia deixar palrar e dar espaço televisivo a certas criaturas sem democraticamente as confrontar com dureza perante super-demagogia, perante aldrabices, perante propostas impossíveis de concretizar no plano das finanças públicas.

Em democracia os jornalistas deviam pugnar por isto. Salvo melhor opinião, há nesta área muita falha.

Hoje de manhã depois de votar fiquei com a sensação de que a abstenção poderia vir a ser menor. Vamos aguardar pelas notícias, vamos observar as caras deles todos, vamos aguardar se algum confessa que perdeu. Vou comer qualquer coisa antes das 2000h.
AC


Sem comentários:

Enviar um comentário