terça-feira, 12 de abril de 2022

COGITAÇÕES DE IGNORANTE
Quando me pergunto porque Putin fez o que fez, invadindo a Ucrânia, decisão que no plano dos princípios é para mim inaceitável, obviamente que em concreto não sei porque o fez. Tentei telefonar-lhe mas ele só fala com Macron, Xi e pouco mais.

Portanto:
> terá sido porque desde que ele invadiu e ocupou a Crimeia o Ocidente injectou armamento e armamento na Ucrânia e interferiu com os poderes soberanos na Ucrânia, lá colocando amigos  substituindo os amigos de Putin?
> terá sido porque ele não quer mísseis à porta?
> terá sido por razões de política interna? Esta não me parece nada.
> terá sido, como no Ocidente se defende, por ele querer refazer o mais possível a antiga URSS?
> terá sido porque a Ucrânia é um poderoso país agrícola, produtor muito importante de milho, óleo girassol, batata, cevada, etc., e por isso lhe dá jeito controlar o país?
> terá sido porque a Ucrânia é um país relevantemente industrializado, nomeadamente no que respeita, à produção de amónia, ferro, aço, titânio e outros minérios, relevante produção de produtos militares, tem ainda alguma capacidade quanto a gás, e tem muitas centrais nucleares além de importante rede ferroviária, e vários laboratórios e por isso lhe dá jeito controlar o país?
> terá sido um passo mais para, eventualmente com algum conluio com a China, passar-se definitivamente de um mundo unipolar para um multipolar, coisa nada do agrado dos EUA? Discutir doravante em termos diferentes os aspectos geopolíticos numa nova ordem mundial?

Provavelmente um pouco de tudo mas, creio, a última hipótese é capaz de ser o "prato de sustância". Aguardemos.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário