RÚSSIA (invasor) - UCRÂNIA
Sobre esta guerra, iniciada com a invasão "Putinesca"e que hoje corre o seu 40º dia curiosamente no dia de aniversário da filha de uma amiga nossa que neste 4 de Abril celebrou o seu 40º ano, muito se tem escrito e dito. Partilho uma reflexão muito superficial.
Muitas críticas, muitos prognósticos, muitos insultos a quem se atreve a ter dúvidas seja sobre o que for. De todos os comentadores, civis e militares, três majores-generais foram durante algum tempo alvo de ferozes ataques. Não discuto aqui a justeza ou não disso, tenho uma opinião muito clara. O que saliento por achar curioso é nunca ter sido atacado um general mais graduado que nas vésperas da invasão Russa afirmou na TV mais ou menos isto - a invasão não terá lugar pois na fronteira estão apenas uns insuficientes 150 000 homens. Adiante.
Eu sou ignorante destas coisas mas ao longo dos anos sempre me interessei por estudar assuntos vários, um deles história, outro geopolítica. Como diria o outro - sei "poucochinho". Penso pela minha cabeça, e ao 40º dia desta tragédia e dos crescentes horrores, tenho cada vez mais dúvidas.
1ª - Aparentemente, Putin/ Rússia calculou tudo mal; ou não?
2ª - Putin /Rússia estão ou não a demonstrar uma enorme e a confirmar-se que seja real, confrangedora e surpreendente fragilidade logística das suas forças armadas?
3ª - Para os especialistas, é capaz de ser fácil definir quais serão os objectivos que Putin quererá alcançar; como ignorante, fico com a dúvida se estes 40 dias demonstram que muito tem corrido mal aos Russos e por isso têm tido que refazer vários planos e retirar por exemplo da zona de Kiev e de outras áreas a Oeste ou, eventualmente, os objectivos iniciais de Putin mantêm-se e muito do que se vem passando é mais diversão e simulação?
4ª - Naturalmente, os milhões de cidadãos comuns por essa Europa fora e no Continente Norte-Americano, são mais impressionáveis aos aspectos humanitários. A mim também me impressiona o pouco que vejo nas TV. vejo quase nada, pois não tenho paciência para lavagens ao cérebro e não me interessa estar horas a ver os mesmos horrores.
5ª - Será que efectivamente Putin quer abocanhar as tais ditas repúblicas no Donbass e mais toda a costa do Mar Negro? Como dizia um futebolista do passado - prognósticos só no fim do jogo.
6ª - Sabendo eu "poucochinho" destas coisas em síntese, interrogo-me se Putin atacou quando pensou que Jelensky estava desprevenido como manda a arte da guerra?
7ª - Sabendo-se que as operações militares têm muito de base a dissimulação, é isto que tem sido aplicado, de ambas as partes?
8ª - Sun Tzu preconizava que se procurasse vitória rápida e não batalha demorada. Agora com 40 dias de pancada, presumindo eu que a torrente de mísseis anti-tanque (americanos, franceses, britânicos) para os vários fiéis de Jelensky aumenta cada vez mais tal como material antiaéreo, se o objectivo for de facto Donbass + costa do Mar Negro, isto vai complicar-se? Ou não?
9ª - Sendo certo que um general qualificado procurará sempre criar uma situação vantajosa para si, é isto que está a ser preparado pelos Russos?
Bom, vou ter de aguardar mas, temo o pior, e tenho presente que - as tácticas militares evitam sempre os pontos fortes do inimigo e atacam os seus pontos fracos.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário