Dizem por aí que em Portugal às mãos do Exército (não sei se a GNR não pretenderá vir a ter também carros de combate) existem actualmente 37 tanques Leopard 2. Claro que, de verdade, quantos estão inoperacionais, ninguém confessa. A transparência do costume. Ah…. soam-me aqui ao ouvido que não é por mal, é só segredo de Estado, para nomeadamente os espanhóis não saberem e continuarem receosos!
Até há muito poucos dias a (des) afinação governamental PS era o costume, o inarrável Cravinho a dizer disparates diversos em diferentes ocasiões e tudo (des) sincronizado com a inarrável Carreiras.
Carreiras, se bem se lembram, a tal que tempos atrás dizia preciosidades como - peço aos oficiais do Exército e da GNR humildade e discernimento para reconhecer limites!
Mas Costa, bem ciente (??) do que a CRP expressa quanto às suas responsabilidades de PM e coordenação do governo acabou com a palhaçada e disse - estamos em contacto com o Olof e vamos mandar 3 leopardozitos ao Zelensky. Faltam umas pecinhas mas tudo se resolverá com a ajuda do meu amigo Olof!
E Costa nunca se atrapalhou que este esforçado apoio tivesse sido anunciado em primeira mão por Zelensky.
Mas uma das várias coisas pitorescas nesta telenovela manhosa é a definição de quando vão seguir os 3 leopardozitos para a Ucrânia: até ao fim de Março, e nem mais um dia!
A data deve resultar da "consulta aos nossos parceiros".
Claro que no meio desta telenovela manhosa aparecem uns peregrinos actores a considerar que o envio dos "3 bichinhos" para a Ucrânia é "uma ideia peregrina". Não sei se é ou não é.
Mas noto que, a fazer fé nos jornais, dos 37 Leopard 2 que suponho estão em Sta Margarida, talvez existam 15 mais ou menos.
Nunca saberemos, se operacionais/ mais ou menos significa, que o motor arranca, ou que a torre roda, ou que consegue andar para a frente e para trás, que os sabem conduzir, e se existe pelo menos uma dúzia de munições para esses 15!
Ah, Costa explicou que a nossa capacidade quanto a carros de combate ficará intacta.
Ah, Costa explicou que a nossa capacidade quanto a carros de combate ficará intacta.
Fico muito mais descansado.
O que Costa não explicou, nunca explicará, nem ele nem a Carreiras, é porque agora há dinheiro nacional para reparar alguns carros de combate, ou se o dinheiro para os sobressalentes também é Alemão.
Nem explicará muitas outras coisas sobre as Forças Armadas, e o estado em que estão quanto a, meios humanos, materiais e financeiros.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário