segunda-feira, 26 de junho de 2023

ABELHAS, MEL, APICULTURA, APICULTORES

Mel é alimento que se "papa" cá em casa há décadas. 

Há sempre algum cá em casa, "vício" desde 1969, e a culpa é da aldeia de Monsanto e mais propriamente do primo direito (engenheiro agrónomo) da minha falecida sogra, que tinha na quinta junto à casa da minha sogra um "condomínio" 😊 de abelhas.

Recordei-me dos bons velhos tempos em que com ele confraternizei anos e anos, particularmente nos meses de Agosto, Setembro e Outubro e durante a Páscoa. Longas conversas, histórias antigas, partilha de saberes da região e da Beira-Baixa em geral. 

Histórias das armas de caça e da caça, histórias e conversas à volta da numismática, histórias e conversas á volta da agricultura e particularmente de árvores de fruta e vinhas. E sobre queijos e vinho e pão. E, claro, sobre apicultura, que ele adorava, e os meus filhos também. Sobretudo o mais novo delirava estar vestido com o fato apropriado e o enorme chapéu de rede. Passaram-se décadas!

E lembrei-me disto tudo depois de por momentos ter visto no final da semana passada imagens de apicultores a manifestarem-se em Évora por ocasião do tal governo mais próximo.

Apicultura, como quase tudo em Portugal, com problemas, dramas, dificuldades, promessas de apoio, etc. 

Mais um sintoma de país a desagregar-se? Deixo a pergunta.

António Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário