sábado, 12 de outubro de 2024

D O C U M E N T O S

Na nossa vida em sociedade estamos esmagados por documentos.

A Lei primeira, a Constituição, pela qual muitos gritam e proclamam batendo como o punho no peito mas, depois, vai-se a ver o cumprimento dela . . . .

Leis, decretos leis, decretos regulamentares, despachos, resoluções, directivas ministeriais, pareceres os mais diversos (alguns, mais que  chorudamente pagos), estudos, etc.

Depois, temos nas vidas profissionais, estatutos, directivas, notas internas, regulamentos, informações, propostas, documentos sectoriais, memorandos, apontamentos, etc.

E portanto temos o enquadramento para o nosso Estado de Direito Democrático (CRP) onde felizmente vivo, e depois uma torrente de legislação e normas para quase tudo. 

E já nem falo nas directivas da UE em que não faltará muito para me quererem impor a que horas me devo deitar e levantar no dia seguinte.

Nos dias que correm temos o Orçamento do Estado ou melhor, anda aí a Proposta de OE 2025 e uma balbúrdia em vários tons à sua volta. A PEN, já foi entregue a Aguiar-Branco, no meio da satisfação e sorrisos do costume que sempre acontecem independentemente de cor de governo e de Presidente da AR.

Estive há pouco a "passar os olhos pelas gordas" via NET, por praticamente todos os jornais, desde os chamados de referência (???) a vários outros que, sem querer ser ofensivo, não passam para mim de jornalismo rasca. Juntei a isso uns pequenos "zapings" nas TV aos momentos que me indicaram.

Arrisco dizer depois de tudo o que vi que temos homem, perdão, temos proposta de OE 2025. 

Ao que ouço dizer é proposta do governo mas outros dizem, também, que se fosse o PS a redigi-lo (não a sra Leitão) seria quase o mesmo. 

Dizem-me, ainda, que Marcelo anda calado ! Que coisa estranha, o senhor estará doente, teria comido alguma Vichyssoisse? Ou será pro saber que o filho anda outra vez nas notícias, agora em Espanha?

Enfim, a nossa vida quotidiana está curiosa. Acordo, não acordo, tabu, irrevogável, revogável, tudo se fará, etc.

Dá para dormitar, pois a telenovela é pior do que aquelas que me dizem serem pavorosas lá para a América do Sul. Aguardemos.

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário