domingo, 6 de outubro de 2024

P O R Q U Ê ?

Perguntava-me há dias um bom amigo.

PORQUÊ o BLOGUE ?
Porque não tens FB, Instagram, etc.?
Porquê o nome "Chapéus há muitos" ?

A vida activa profissional terminou em Dezembro de 2006.
Podia ter terminado três anos mais tarde mas foi óptimo assim, e financeiramente bem melhor.

Mas começando pela pergunta - o nome - inspirei-me em Vasco Santana e no chapéu brasileiro que mostro na fotografia.
Chapéu e brasileiro que fotografei em Ilhéus, Brasil, terra dos "coronéis", em Novembro de 2011.

Contrariamente a uma esmagadora maioria e particularmente em profissões semelhantes à minha, o fim da vida activa, a inerente passagem para uma fase com horários diferentes e teoricamente mais calmos, a passagem para uma fase da vida em que muitos afirmam - "estás sempre de férias e sem fazer nada" - não teve qualquer drama, ansiedade, alteração de saúde ou humor.

"estás sempre de férias e sem fazer nada
Sem fazer nada?
Nada mais errado.
Não é por acaso nem por milagre que se vende o carro de 11 anos em 2016 com mais de 350 000 Km! É só um exemplo.

A criação do blogue não foi para me ocupar, longe disso.
Interessei-me pela "blogosfera" pouco tempo depois de Pacheco Pereira andar com o seu "Abrupto". 

Durante um certo tempo além de escassas considerações que lhe enderecei, enviei periodicamente fotografias, algumas das quais ele publicou.

E fotografia pois é uma das minhas ocupações, e porque durante algum tempo ele publicava uma fotografia de um banco de jardim (na Estrela, salvo erro), e era sempre a mesma e quase sem variar de legenda. Eu aproveitei, ele acedeu algumas vezes. Durou pouco.

A dada altura, há bastantes anos já, por convite, passei a modestamente contribuir para um blogue pessoal de um homem da minha profissão, que muito considero.
Mas essa colaboração terminou pois o blogue foi descontinuado.
O "Chapéus há muitos" iniciou-se assim em 11 de Dezembro de 2013. 

Se tentaste fazer alguma coisa e falhaste, estás bem melhor se tentaste nada fazer e conseguiste. 
Sempre me dei bem com esta postura.
Foi o início do meu blogue. 
Até hoje, estive na "blogosfera" como leitor atento de muitas opiniões, assim como usando a disponibilidade de um outro blogue criado por homens da minha profissão.

A pouco e pouco fui preenchendo este meu espaço, e procurando ser o menos maçador possível para quem tenha a gentileza de o visitar e ler.
Acompanho de muito perto os acontecimentos, nacionais e internacionais.

De vez em quando partilho algumas das minhas fotografias.
A fotografia, de que sou entusiasta, crescentemente desde 1985 e, a espaços, consigo tirar algumas já mais decentes do ponto de vista da técnica.
Sou um muito modesto/ manhoso fotógrafo amador, mas doido por fotografia; ando sempre com a minha amante de há vários anos, a Nikon D 90.
Antes, depois de uns amores menos duradouros, a min ha amante passou a ser a Nikon F 801 S.
Amor de anos mas . . . . um dia troquei-a!

Mantenho aqui no blogue (e não só!) um ritmo regular, quase sempre diário.
Tento modestamente combater o monolitismo de opiniões.
Vario de temas.
Procuro ser o mais rigoroso possível e, quando falho, reconheço-o. 
Se erro, reconheço-o, seguindo o excelente exemplo do matemático Bento de Jesus Caraça.

Tenho as minhas opiniões. Respeito sempre a dos outros, discordando ou concordando.
Procuro ser original.

Então e não tens FB, Instagram etc.? Porquê?
Não quero.
 
É isto.
Bom Domingo. Saúde.
António Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário