segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Os comentários anónimos
A questão do anonimato, do direito à vida privada, a videovigilância, a intrusão /assalto em casa alheia, etc, são tudo questões muito discutíveis, e muito complexas. Estamos no âmbito dos direitos das pessoas.

Vem isto a propósito do que pessoalmente já escrevi em tempos afastados, e que recordei ao fazer um" zapping" pelo blogue do sr Embaixador Francisco Seixas da Costa, que pessoalmente não conheço, mas que sei quem é.

Reproduzo parte do post dele e que tenho por muito interessante e certeiro (bold da minha responsabilidade) :  "Alguns comentários anónimos em blogues ou em sítios informáticos de jornais, quando deliberadamente ofensivos ou obscenos, devem merecer da nossa parte a consideração dada à cobardia de uma carta não assinada. Para mim, sem excepção, convocam a piedade que é devida aos pobres de espírito....................................................... se dedicam a insultar quem lhes desagrada, a denegrir aquilo que nunca teriam a coragem de dizer cara-a-cara ou a assinar com o nome verdadeiro e identificável por debaixo............................Todas as sociedades, ao que parece, tem destas "faunas rascas", o que talvez justificasse um estudo sócio-psicológico, com uma dimensão médica a ajudar. Embora já haja um óptimo medicamento para esta patologia: chama-se "Delete", é eficaz, tem um efeito imediato e pode usar-se as vezes que se quiser...................... a frontalidade é uma qualidade que é alheia essa fauna, a qual, por exemplo, foge do Facebook como o diabo da cruz, porque por ali tem mais dificuldade em esconder a sua cara cobarde.

Como digo acima, creio muito simples, directo, certeiro.
Poderá perguntar-se, "mas, não haverá em algum desses comentários anónimos, por vezes, algum fundo de verdade, sobretudo acerca de situações, casos, escândalos, corrupção, etc?
Acredito que sim.
Mas, a meu ver, o apontar "artilharia" a aspectos a denunciar não precisa ser ofensivo e vir vestido com falta de frontalidade A língua portuguesa possui imensas ferramentas para se deixar mensagem forte sempre que se entende ser conveniente.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário