quarta-feira, 20 de abril de 2016

O Presidente da República adverte!!!
O Presidente da República visitou a Marinha.
De entre os comentários para os representantes dos OCS presentes no Alfeite, atirou - "os meios da Marinha ainda são insuficientes". 
Pelo que observei via NET, nos OCS (de que desconfio sempre) não se vê grande explicação/elaboração sobre a afirmação do Chefe de Estado, nem um porquê, nem como inverter a situação. Não sei, portanto, se adiantou mais alguma coisa sobre a matéria.
Palavras bonitas, numa pequena moldura demagógica.
Aliás, na mesma senda em que atira “ao vento que passa” - "o moral nas Forças Armadas (FA) é excelente". Fantástico.
Ele sabe bem, como outros, que a maioria dos cidadãos não quer saber deste importante pilar do Estado. E finge que, com certas tiradas como as mais recentes, com uma maior proximidade aos Ramos, com visitas frequentes, o respeito e a consideração dos cidadãos para com as FA será recuperado. Puro engano. E procuram enganar-nos.
Equiparar a Defesa Nacional a todos os restantes departamentos governamentais deu os resultados que estão à vista.  
Até porque o Ministério da Defesa nacional sempre foi, na prática, o ministério das FA e nunca de defesa nacional, coisa que abrange muito mais que uma componente militar.
O desfazer das razoáveis equiparações que existiam entre os diversos e diferentes servidores do Estado que foi concretizado pelo então Primeiro-ministro Cavaco Silva deu o resultado que está à vista. Em todos os sectores da sociedade.
De mansinho, e para grande satisfação, imagino eu, por parte do Exército, vai aparecendo quem comece com cautela a falar no desaparecido Serviço Militar Obrigatório (SMO).
Ora está bem de ver que, se nem os titulares de órgãos de soberania tiveram aumentos de salários mais difícil será melhorar seja o que for para as FA.  E nem é preciso invocar o BE que se oporá a tudo o que respeite FA.
Aliás, estou à espera de Junho /Julho para ver desaparecer verbas de todos os capítulos do OE. Incluindo aqueles montantes que alguns imaginaram estarem a salvo. 
Basta aliás olhar com atenção para as notícias diárias sobre OE, sobre 2017, sobre défice, e reparar que os cortes em todas as despesas já começou. Só crédulos acreditam em milagres.
Em síntese, palavras bonitas,……que o vento levará. O PR dirá daqui a uns meses, quer quanto aos meios da Marinha quer em outras áreas, “pena, ainda não foi possível ao governo”….
Duas convicções
> a asfixia financeira será cada vez maior; 
> os problemas de hoje, nas FA como em todos os outros sectores da sociedade, são muito o resultado de anos e anos a empurrar tudo com a barriga.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário