sábado, 16 de outubro de 2021

O PORTUGAL CONTEMPORÂNEO

A sociedade portuguesa está, para uns, uma maravilha, para outros mesmo um deslumbramento de competitividade, igualdade, oportunidades, melhoria de vida, etc. Mas, para outros não é bem assim ou mesmo cada vez mais o contrário do propagandeado.

Há imensos problemas, apenas desonestos intelectuais o negarão.

No plano do sistema de justiça. No plano económico. Quanto a desenvolvimento. Mas há uma coisa de que cada vez encontro mais exemplos: a falta de respeito completa pelo outro.

Há poucos dias, ia eu a cerca de 55 Km / h na recta de aproximação à rotunda na entrada de Medelim (perto da aldeia de Monsanto) quando a cerce de 40 metros da rotunda, zona sem qualquer passadeira de peões, um energúmeno  resolve atravessar a estrada borrifando-se completamente para mim e mais dois carros que vinham atrás de mim. Nada de preocupante, pois a velocidade era baixa e não tive de fazer nenhuma travagem, fui só abrandando. A besta, à minha apitadela indicou o indicador e continuou para o outro lado da estrada. Os carros atrás de mim apitaram ainda mais violentamente.  Qual quê, a besta seguiu. Casos destes cada vez são mais.

Outro caso, hoje de manhã, 16 de Outubro, 1030 horas, capela 4 da igreja de N.Sra. Fátima à avenida de Berna. Nas outras capelas mortuárias havia várias pessoas. Às 1030 começou a missa de corpo presente do nosso familiar. O barulho de conversas e risadas era tal que se teve de fechar as portas da capela. Isto não tem nada a ver com religiosidade, fé, ser ateu ou agnóstico, etc. É apenas a noção BÁSICA que qualquer adulto deve ter, de preservar silêncio, falar em voz muito baixa, respeitar o ambiente e as pessoas que têm familiares dentro de um caixão. RESPEITO, RESPEITO. Observando um a um, como fiz, a esmagadora maioria dos seres que por ali estava, fiquei ciente.

Como ciente estou no que se vem transformando esta sociedade. Depois admiram-se. Civismo? Respeito? NÃO, SÓ GENTALHA NA MAIORIA DOS CASOS. ALARVES de ALTO COTURNO. 

Como se altera isto?

AC 

Sem comentários:

Enviar um comentário