domingo, 31 de outubro de 2021

A U T O - E S T R A D A S

Aqui está um tema sempre controverso.

Cavaco Silva tem colado à pele o carimbo do homem que mais betão mandou construir à conta de fundos Europeus. Mas, curiosamente, e espero não estar enganado, creio não ser da responsabilidade dos governos que chefiou a construção da auto-estrada A 29 lá para cima que em boa parte é mais uma quase paralela a um grande troço da A 1. Um detalhe, portanto.

Pessoalmente tenho as maiores dúvidas da necessidade de uma ou duas das auto-estradas existentes. Temos bons IP e IC. Mas, adiante.

É curioso ver uma notícia de que um cidadão deverá ser indemnizado porque a construção de uma destas vias lhe desvalorizou o valor da casa. Vamos ver o que acontece, se vai mesmo receber alguma indemnização, porque há sempre recursos.

Mas as auto-estradas ou pelo menos algumas delas, encerram muitas curiosidades.

Por exemplo, a A 23. Esta auto-estrada, a caminho do Fundão, tem uma determinada saída com indicação para uma localidade chamada Donas. Não posso dizer, especificar, mas sabem que essa saída muito beneficiou/ serviu família de uma muitíssima conhecida criatura? Dizia-se até na altura da construção que era óbvia a intenção dessa localização.

Por exemplo, outra curiosidade. Anos atrás, quando da adjudicação da construção de uma destas vias lá muito para Norte, o contracto estabelecia entre outras coisas uma dada espessura de alcatrão. Imaginem que para 30 Km de auto-estrada a espessura definida em contracto era de 10 cm. Imaginem agora que a espessura de alcatrão ficou não com 10 mas sim por exemplo 8 cm. Isso, é isso mesmo que estão a pensar, foram pagos 30 Km com 10 cm de alcatrão mas gastaram apenas 30 Km de 8 cm de alcatrão. Lucro adicional, portanto, de 30 Km de 2 cm de alcatrão não executado.

Por exemplo, outra curiosidade, agora sobre a A 28. Querem dar-se ao trabalho de descobrir quem usufrui de certas vivendas muito bem servidas pelas duas últimas saídas, no sentido Sul-Norte? Sim, é eloquente. A esmagadora maioria malta da mesma família ideológica do assunto "Donas". É assim que elas se fazem, com doçura!

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário