Em 1881, nos Estados Unidos da América, numa localidade chamada Tombstone, decorreu um duelo com revolveres e espingardas entre um conjunto de meliantes da altura e o homem local da lei e os seus irmãos e mais um amigo, em que estes venceram os meliantes, duelo que ficou consagrado na história daquele país como o duelo do "OK Corral". Sobre o qual se fizeram vários filmes.
É da tradição dos EUA o tiroteio, e na respectiva constituição está a famosa norma - ….the right of the people to keep and bear arms shall not be infringed (Amendment II).
Por cá, e por países na Europa, há muito que acabaram os duelos ao fim do dia, atrás de uma igreja ou à sombra de um muro de um qualquer castelo.
Os duelos na fase contemporânea são verbais e escritos e, como decorre das normas do sistema democrático, particularmente em sede parlamentar.
Mas no presente, nos media e nas ruas, nos bastidores, nos palácios e com emissores dos palácios, assiste-se ou pode amanhã vir a assitir-se de alguma forma a uma cena semelhante ao que aconteceu em Tombstone, isto é, um ou dois tiros através de uma janela atingindo alguém pelas costas.
Vamos aguardar por esta 4ª feira para ver se há algum tiro, algum milagre.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário