segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

O  COSTUME
Vende-Pátrias são, . . . . obviamente. . . . . todos à direita de Pedro Nuno Santos.
Todos à esquerda de Pedro Nuno Santos são os únicos com, por exemplo, ética, superioridade moral, decência, solidariedade, respeito pela CRP.

Todos à esquerda de PNS, pugnam pela escola pública mas que infelizmente não prepara os filhos deles para os desafios internacionais e, por isso, os filhotes vão para as privadas como o colégio do pai da pátria.

Todos à esquerda de PNS pugnam pelo SNS onde, infelizmente, nem sempre conseguem ir pelo que vão aos hospitais privados.
Todos ele servem a sociedade, e não se servem dos cargos na máquina do Estado, e defendem a sua ideia democracia!

Todos à esquerda de PNS sabem perfeitamente que em 2011 o país não entrou na bancarrota.
Todos à esquerda de PNS sabem perfeitamente que foi a alemã nascida na então República Democrática Alemã (ups) mais o BCE que estoiraram com Portugal.

Todos à esquerda de PNS sabem perfeitamente que o endividamento de Portugal no início de 2005 face ao exterior era ínfimo, porventura o país com a menor dívida do mundo, e quase ínfimo se mostrava em 2011.

Todos à esquerda de PNS sabem perfeitamente que os juros das obrigações do tesouro de Portugal a 10 anos atingiram incomportáveis valores apenas porque o PSD ganhou as eleições legislativas em 2011 e Pedro Passos Coelho formou governo.

E, claro, os fiadores internacionais mais os alemães mais o BCE antes de ficarem a tremer das perninhas descarregaram em cima de nós aqueles juros. Porquê?
Para castigo de Portugal por ter tido o despautério de  chumbar o famoso PEC IV que nada tinha de violenta austeridade, e colocar Passos como chefe do governo.

A dívida pública em 2020 creio que andaria à volta dos 130% do PIB, uma ninharia, comparada com o nível de endividamento em 2005 quando Sócrates o reformador começou as suas aventuras. 
Convém sempre falar de dívida em relação ao PIB, pois falar no montante real pode assustar portugueses!

Todos sabem, à esquerda de PNS e até pessoas como eu à direita de PNS mas bem longe dos sem vergonha que se dizem salvadores de Portugal, que nunca ouve bancarrotas, duas no tempo de Mário Soares e depois com a Socrática criatura.

Isto faz-me lembrar aqueles tipos desconfiados mas que foram de facto encornados, e a quem os amigos para os animar lhes dizem - não penses nisso, estás doido, isso são coisas que te metem na cabeça!
Enfim.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário