domingo, 1 de setembro de 2024

MAR, ZEE, PLATAFORMA CONTINENTAL

Li que de 6 a 12 de Agosto p.p. o navio de investigação Mário Ruivo, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera o conhecido IPMA que diariamente se pode ver na TV indicando previsões meteorológicas, andou numa campanha oceanográfica realizada no âmbito do projeto AMP Oceânicas ‘Planos de gestão e monitorização de Áreas Marinhas Protegidas Oceânicas - Caracterização ecológica de montes submarinos do Complexo-Geológico Madeira-Tore e adjacentes.

O navio, que ao que se indica está bem apetrechado com equipamento técnico e científico foi "apetrechado" para esta missão com uma equipa pluridisciplinar, investigadores e técnicos de áreas diferentes, geólogos marinhos, oceanógrafos, biólogos marinhos, geofísicos e bioquímicos.

A notícia refere que os resultados da missão ajudarão à identificação de áreas de elevado interesse para a conservação e servirão para constituir a base científica de suporte ao planeamento e à gestão das atuais e futuras áreas classificadas, para a implementação da Rede Nacional de Áreas Marinhas Protegidas (RNAMP), mais especificamente em zonas oceânicas, como por exemplo os já acima citados montes submarinos.
Do que li estarão programadas mais missões na Madeira e Açores.

Portanto, como objectivos, identificação de espécies e seus habitats,  natureza geológica dos fundos, montes submarinos, fontes hipotermais, temperaturas, batimetrias entre outros.

Depois do que li, veio-me à cabeça, mais uma vez, a pergunta: como estará o processo do nosso pedido de alargamento da plataforma Continental, que jaz algures "morto" numa gaveta daquela organização chamada ONU?

Este processo arrasta-se há pelo menos 13 anos.
De certeza que os nossos amigos e aliados (???) estão interessadíssimos em que Portugal fique com jurisdição sobre mais uma brutalidade de massa oceânica!!

E os nossos titulares de órgãos de soberania estão mais que atentos ao assunto! Seguramente!
Aguardemos portanto!
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário