segunda-feira, 21 de novembro de 2016

QUE CRITÉRIOS DEFINEM UM PAÍS DESENVOLVIDO?
Vários, conhecidos, tipificados.
Mas para lá de muitos indicadores, mundialmente fixados, convém mostrar outras paragens e "oásis" do propagandeado.
Tal como fez Mário Soares, que muito irritou Cavaco Silva embora, continuo a acreditar hoje, ele o tenha feito sobretudo para derrubar Cavaco Silva e não para começar a desenhar um rumo para o País que gradualmente viesse a acabar com as desigualdades e os subdesenvolvimentos. Como se vê que não aconteceu.
O meu ponto hoje tem a ver com a Serra da Estrela e, no meu entendimento naturalmente e como quase sempre errado, o que ano após ano se passa na Serra da Estrela assim que cai alguma neve é bem um indicador do que Portugal continua a ser.
Lá fora, Suíça e outros pontos na Europa Ocidental, as estradas só ficam cortadas quando caem nevões brutais, contínuos, e só até que o sistema de limpeza "arrume" a neve.
Basta ir a qualquer das paragens turísticas de Inverno para sky nas altas de Espanha, Andorra ou França para verificar que é exactamente assim. Cai durante a noite algo mais brutal, de manhã polícia aos montes a ordenar/ orientar as coisas, limpa neves em árdua tarefa, a meio da manhã ou mais perto do almoço e tudo aberto ao trânsito. Se existe algum perigo de deslizamentos, polícia aos magotes ao longo das estradas, controlando a passagem de pequenos grupos de carros, e tudo passa.
Por cá as cenas patéticas do costume, onde nem sequer há problemas de ameaça de deslizamentos. Bom indicador do nosso modo de entender fazer e resolver as coisas. 
Naturalmente, existem coisas e aspectos bem mais prementes e importantes. Mas é um indício muito esclarecedor.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário