segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

CENSURA
Cada vez mais me questiono sobre este tema.
É sabido que, por exemplo em Portugal, entre 1910 e 1974,  houve períodos de maior ou menor asfixia.
A censura, no plano mais imediato, é um exame "a anteriori" acerca do que se pretende publicar em livros ou jornais,  ou determinadas exposições temáticas, ou espectáculos, em suma nos planos cultural político, social.
Depois do 25 de Abril de 1974, a censura acabou?
NÃO, é a minha opinião.
E nos últimos anos vem tomando contornos cada vez mais dramáticos.
Basta ver:
> o que os OCS não relatam acerca de questões económicas e financeiras, ajudando assim à criação de expectativas completamente falsas;
> o que os OCS não relatam sobre determinados eventos internacionais e a ênfase que dão a outros;

Anos atrás fiz um teste, tentei ver se era publicada uma opinião minha acerca de determinado tema. Escrevi de propósito com um português típico de pessoa simples.
A educada resposta que obtive foi extremamente curiosa, justificando a impossibilidade de transcrever a minha opinião com designadamente uma questão técnica de espaço. Quando bastava observar os vários artigos de opinião muito mais extensos que a minha proposta. A questão é simples, o assunto incomodava.

Actualmente vou reparando que até em blogues cortam comentários depois de lá terem estado. Isto, fora o resto.
Censura em Portugal?
Não, que ideia.
Mas é certamente uma censura de virar de página.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário