ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
A comunidade científica a nível mundial não me parece que esteja unânime quanto a este complexo tema. Mas do que vou lendo, a noção que tenho é que a maioria diz que existem alterações profundas, e enuncia uma série de causas e urgentes medidas a tomar a nível mundial.
Pela minha parte, verifico há décadas, todos os Setembros, que a média do tempo que faz aqui na minha aldeia favorita nos últimos 5/ 10 anos é bastante diferente e mais irregular do que aquele que ocorreu entre 1969 e 1980, em que o "tempo" que então tivemos era regular e semelhante nesse período.
Há alterações climáticas significativas? Estou convicto que é um facto.
Tenho um outro exemplo que aponta nesse sentido.
Maio de 2001.
Fiz um "cruzeiro" de Vancouver para o Alaska.
Entrámos em 3 ou 4 lugares/ localidades interessantíssimas e entrámos em 3 baías enormes, navegando até junto a gigantescos glaciares, quase lhes afagando o "rosto".
Na véspera da entrada nessas baías, foi distribuído um mapa a cada passageiro, tipo National Geographic, em que para além de outras coisas, havia uns pequenos riscos/ marcas circulares a preto, marcando a retração dos glaciares. Não tenho agora aqui comigo o mapa, mas se a memória não falha, recordo que pelo menos numa baía, havia junto à entrada da baía uma marca assinalando que James Cook lá tinha estado, e creio que a data era 1700 e tal. Depois, sempre para dentro, recuando o gelo/ glaciar, várias marcas com datas, a última das quais era salvo erro 1964.
Pois o enorme barco da "Princess" passou largamente para dentro da marca de 1964!
Há alterações climáticas? CERTAMENTE.
Como última nota, vejo que no Porto vai desenrolar-se uma conferência onde estarão vários cientistas que negam existir alterações climáticas.
EU NÃO PERCEBO PORQUE RAIO O BE E EM PARTICULAR A SÔ DONA CATARINA E O SEU MESTRE LOUÇÃ NÃO PROIBIRAM JÁ ESSA CANALHA DE ATERRAR NO NOSSO TORRÃO.
ATÃO, ESTÃO DISTRAÍDOS?
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário