quinta-feira, 30 de abril de 2020

Despesas Militares no Mundo
Em fase de COVID-19, deu-me para andar a pesquisar documentação ainda mais antiga nos meus arquivos. 
E daí, mais me deu para pensar nas despesas militares por esse mundo fora e, não sendo eu nem de longe nem de perto anti-militarista radical populista, creio que uma pequenina percentagem dessas verbas astronómicas bem podiam ser desviadas para investigação e ciência na área da saúde nesses campeões das despesas militares. Para benefício internacional.
Em consequência, depois de olhar para apontamentos antigos e livros sobre a matéria e também a minha lista dos vários "sítios" do mundo que se dedicam a estudos diversos sobre defesa, forças armadas, despesas militares, NATO, guerras a conflitos vários, acabei por me concentrar um bocado a navegar no SIPRI (STOCKHOLM INTERNATIONAL PEACE RESEARCH INSTITUTE ) (Le SIPRI est un institut international indépendant de recherche sur les conflits, les armes, le contrôle des armements et le désarmement. Fondé en 1966. Le SIPRI fournit des données, des analyses et des recommandations sur la base de sources ouvertes, aux décideurs politiques, aux chercheurs, aux médias et à tout public intéressé).
Encontram-se coisas muito curiosas.
Vale a pena lá ir espreitar. 
E não é que fazendo contas atrevidas, "roubando" apenas uns pózinhos dessas despesas militares, ainda assim arranjavam-se enormidades de dinheiro?
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário