domingo, 19 de abril de 2020

GRETAS e Catarinas e Louçãs, e etc... e Plástico
(copiado com a devida vénia do Henry Cartoon)
Com esta coisa do malfadado bicho, tanta coisa que está adormecida na cabeça de fracturantes, demagogos, jornalismos atenciosos e agradecidos, políticos da treta.
Por falar em treta, rima com Greta.
Depois da conferência do clima em Madrid, Greta e muitos ficaram desiludidos. O barbudo ficou desolado. O homem do pântano também, por aí fora.
Muitos aplaudiram e aplaudem Greta, muitos têm desconfianças (eu tenho) sobre ela e quem está por trás (há sempre um possível Soros ou outro do género atrás de uma esquina), alguns não se lhe juntaram ou juntam para não serem mal interpretados apesar das constantes palhaçadas em outras alturas (quase diárias), alguns outros pelavam-se para lhe chegar e não conseguiram. Mas é indesmentível, oh "sor" Trump, que a natureza está muito diferente.

Estou convicto que, ou mudamos um bocado de vida, ou a vida no planeta é capaz de ficar cada vez mais complicada.
Recordo, das coisas que fui escrevendo aqui no blogue ao longo do tempo, por exemplo o tipo de "tempo" que tinha na aldeia a partir da 2ª quinzena de Setembro em 1977/1980, e a diferença que se foi verificando desde pelo menos 1990/1995.Completamente diferente.
Recordo outro exemplo, aquilo que presenciei em 2001 e a que já me referi em post separado, a ida ao Alaska e a observação do recuo dos glaciares naquela zona.

À parte a realidade triste e complexa do que se vai passando no planeta Terra no que ao clima respeita, esta Greta foi mais um caso concreto espicaçando a piroseira e o provincianismo e a subserviência de vários Tugas, alguns que são normalmente designados por altas figur (ões) as do Estado. PATÉTICO.
E antes de continuar, eu também não lhe roubei nada, menina Greta. A menina, com 16 ou 17 anos, diz que já não sonha, coitadinha, pois eu idoso que já sou continuo a sonhar com várias coisas. À menina, que desconfio tem tudo de tudo, parece que pouco lhe presta, mas parece apreciar e muito a vassalagem idiota por esse mundo fora. Então em Portugal salivaram para ver se punham o pé no "barquinho velho" que lhe emprestaram para não se cansar de avião. Bovinidade atroz e sebosa, face a discursos arrogantes e interesses sabe-se lá com rigor quais serão. 

Gastar as células cinzentas é que não, muitos preferem o politicamente correcto e o adormecimento da populaça, com selfies e telenovelas, sendo telenovelas as da TV e as por eles montadas e geridas.
Uma coisa sempre curiosa para mim será a diferença entre as parangonas sobre a Greta e, por exemplo, a desgraçada que no Paquistão quase foi morta; sobre essa, praticamente nada. 
Como praticamente nada se fala sobre a desgraça que sobre a calote polar se vai abatendo, isso sim uma tragédia anunciada.
Enfim.

Mas disto tudo me lembrei depois de ler declarações sugerindo que agora, à conta do COVID-19, e digo eu outras pandemias que se calhar se vão seguir, a importância do plástico coloca-se de novo.
A vida à superfície terrestre está complicada, mas sempre interessante para quem queira gastar as células cinzentas.
Caros leitores, amigos e familiares, tenham um bom Domingo.
António Cabral (AC)

Sem comentários:

Enviar um comentário