sexta-feira, 8 de maio de 2020

AINDA a FESTA do AVANTE
Escreve Vital Moreira:

Pandemia (23): Mais uma derrogação de favor?

No programa de desconfinamento gradual do País o Governo determinou a interdição de festivais de música até ao fim de setembro. Mas o PCP veio apressar-se a dizer que a Festa do Avante, que se realiza usualmente no primeiro fim de semana de setembro, não é somente um festival, mas sim uma mais ampla "manifestação político-cultural".
Não brinquemos com os conceitos. Sendo mais do que isso (comício, exposições, debates, tec.), a Festa do Avante é acima de tudo um festival de música, que junta milhares de espectadores, que é aquilo que a interdição governamental visa justamente impedir. Será que o PCP vai prescindir dessa vertente central da sua Festa, ou vai conseguir obter mais uma derrogação de favor, como sucedeu no 1º de Maio, de novo com o beneplácito de Belém?

O antigo seguidor (admirador ?) de Álvaro Cunhal aponta outra vez e bem ao que me parece mais um escândalo a germinar, escândalo apenas com base nas restrições anunciadas.
De outra forma não é, para mim, escândalo algum, é um evento mais que legítimo.
É, também, um evento onde se imagina que pode acontecer muita coisa criticável em termos sociais (droga etc), muita lavagem de cérebro, etc.
Mas há um aspecto em que creio VM está completamente errado, não haverá beneplácito algum por parte de Marcelo. Marcelo só terá voz nestas coisas se estiver em vigor estado de emergência ou de sítio.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário