segunda-feira, 21 de setembro de 2020

PR, GOVERNO, PARTIDOS, MILITARES
De entre os meus amigos muito chegados tenho 4 grandes amigos militares. Um deles, o mais próximo de mim, é como meu irmão gémeo. Temos visões semelhantes sobre a vida, interesses similares etc.
Este amigo /irmão gémeo conta-me coisas que cada vez mais me fazem estarrecer, e pensar, mas que País é este?
De há muito que ele me refere por exemplo a degradação salarial dos militares, e a crescente dificuldade em atrair recursos humanos para as Forças Armadas. E muitas outras coisas com que não quero maçar os meus leitores e amigos.
Quanto à matéria salarial, explica-me o meu amigo, que a função pública recuperou no final de 2018 dos congelamentos dos tempos da Troika, e nomeadamente quanto a progressões nas carreiras. As progressões implicam, designadamente, subida de vencimento no final do mês, aumento do nº de euros a levar para casa.
De acordo com o meu amigo, com os militares isso continua por acontecer. E, segundo me diz, a inversão desta situação continua a ser barrada na Assembleia da República, terá acontecido há bem poucos dias, pelas mãos dos do costume, PS, PSD, CDS. Não fui verificar mas acredito.
Tenho de confessar que compreendo o meu amigo, sobretudo lembrando-me dos discursos de Marcelo, alguns bem patéticos (os melhores dos melhores), dos telefonemas de Marcelo, dos discursos de Costa e das deslocações deste PM ás nossas forças em África, etc.
Com estes senhores a bota nunca bate com a perdigota.
O meu amigo pergunta-me - já te deste conta que não existe sobre isto uma tomada de posição conhecida por parte das chefias militares (são quatro), nem de Marcelo que até há bem poucos dias recordou que é o comandante supremo das Forças Armadas?
Eu rematei-lhe, é como estamos, é a coerência desta gente, é a descarada ausência de vergonha na cara, é o que dá a desonestidade política e intelectual. A destruição da instituição militar em Portugal parece prosseguir lenta mas inexoravelmente.
sim, atente-se nos discursos grandiloquentes, periódicos mas estéreis como "virar o cabo Bojador", desconsideração concreta e diária na realidade das coisas, crescentes dificuldades operacionais e que a curto prazo se agravarão, cativações vergonhosas nas tristemente famosas leis de programação militar que programam muito há décadas mas de que pouco se concretizou/ concretiza.
Mas há sempre uns idiotas úteis que tentam justificar o cada vez mais injustificável. Idiotas úteis mas com carreiras bem amparadas, tá claro!!
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário