terça-feira, 30 de março de 2021

Ai  EÇA, o que me OBRIGAS a FAZER

No continente americano descobriram que, aparentemente, o Eça de Queirós era um racista de alto coturno. Bom, vai daí, numa primeira fase, fiquei intrigado mas, pouco depois, fiquei mesmo muito preocupado e, depois, mesmo agastado. Horrorizado. Meu Deus!

Bom, para cortar cerce a questão, estou há 3 semanas numa tarefa tremenda, terrível, desgastante, devastadora, cansativa, angustiante, demoníaca, de enlouquecer.

Tenho estado a olhar para umas quantas páginas de alguns livros, pois não é possível percorrer as obras todas de cada um de fio a pavio, folheio os que fui lendo ao longo do tempo, para ver se me apercebo do que iria na alma dos nossos autores. E ainda bem que nem tenho assim tantos livros.

Ando, portanto, a fiscalizar num espírito pior que ASAE ou PJ, obras de: Fernão Lopes, Gil Vicente, Bernardim Ribeiro, João de Barros, Diogo do Couto, Lopes de Castanheda, Damião de Góis, Vaz de Caminha, Mendes Pinto, Sá de Miranda, António Ferreira, Luís de Camões, Diogo Bernardes, Heitor Pinto, Samuel Usque, Rodrigues Lobo, Frei Luís de Sousa, Padre António Vieira, Luís verney, Correia Garção, Nicolau Tolentino, Barbosa do Bocage, Tomás Gonzaga, Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Feliciano de Castilho, Rebelo da Silva, João de Lemos, Soares de Passos, Camilo Castelo Branco, Gomes Coelho/ Júlio Dinis, João de Deus, Antero de Quental, Eça de Queirós, Ramalho Ortigão, Oliveira Martins, Gonçalves Crespo, Cesário Verde, Guerra Junqueiro, Gomes Leal, Fialho de Almeida, Eugénio de Castro,  Camilo Pessanha, António Nobre, Augusto Gil, Afonso Lopes Vieira, António Sardinha, Júlio Dantas, Mário de Sá-Carneiro, Fernando Pessoa, Aquilino Ribeiro, Pedro Homem de Mello, Florbela Espanca, Ferreira de Castro, Trindade Coelho, Correia da Rocha/ Miguel Torga, Sebastião da GamaJosé Régio, Luís António Verney, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello-Breyner Andresen, Mário Dionísio, Manuel da Fonseca, Raul Brandão, José Gomes Ferreira, Virgílio Ferreira, José Rodrigues Miguéis, Manuel Mendes, Luís Sttau Monteiro, Fernando Namora, Vitorino Nemésio, Maria Judite de Carvalho, Almada Negreiros, Soeiro Pereira Gomes, Teixeira de Pascoais, Alves Redol,  Matilde Rosa Araújo, Camilo Pessanha, António Gedeão, José Cardoso Pires, Luís Francisco Rebelo, Bernardo Santareno, Branquinho da Fonseca, Jorge de Sena, António Lobo Antunes, José Saramago, Assis Pacheco, Baptista Bastos, João de Melo, Mia Couto, Manuel Alegre, Herberto Helder, Vasco Graça Moura, Gomes Leal, Fialho de Almeida, Eduardo Lourenço, Agustina Bessa Luís, Maria Lamas. Uffff! Estou angustiado!

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário