sexta-feira, 8 de julho de 2022

Ah.......afinal...........OS  INTERESSES
Respeito, SEMPRE, as opiniões de outrem, delas discorde ou concorde.
Por esse mundo fora, milhões e milhões se movem na vida levados pelas emoções, pelas comoções, pelas modas.
E, depois, há quem (não são milhões nem pouco mais ou menos, mas fazem mais barulho que os actuais 7 biliões que somos) queira moldar-nos a "tola", pelo que eles entendem dever ser.

Em minha opinião, as pessoas civilizadas, decentes, dignas, solidárias, conscientes, conhecem princípios, defendem valores, procuram levar uma vida recta, mas sabem que as sociedades /países/ nações se movem por interesses.
Tal como se movem por interesses, as corporações, os sindicatos, as associações, as ordens profissionais, as empresas, as fundações, etc.

Estas pessoas que refiro e que estimo sejam muitos mas muitos milhões ficam ou são mesmo impotentes perante os interesses dos seus dirigentes políticos nacionais, que se movem por interesses e quase sempre apenas pessoais, tratando da vidinha mas sempre dando ares de muito esforçados pela sociedade que os elegeu. É ver o caso recentíssimo.

Vem isto a propósito do que foi noticiado como sendo um evento histórico: Erdogan aceita a Finlândia e a Suécia na NATO. Pouco mais se diz que as parangonas emotivas sobre o feliz acontecimento. 
STOL está cada vez mais de peito inchado e Biden, Kamala e Pelosi já lhe enviaram discretos paragens pela actuação.
Não se detalham os pormenores do que foi assinado, das eventuais cedências da Finlândia e da Suécia às exigências do tirano Erdogan. Como é da NATO é um tirano BOM, na senda aliás do que Bush Pai (salvo erro) dizia do então BOM Noriega. Mas depressa depois o engaiolaram! 
Adicionalmente, os necessários protocolos para formalizar a adesão, os dois pedidos de adesão, já foram assinados. 
Vamos aguardar pelas ratificações.

Direito internacional SEMPRE.
Princípios SEMPRE.
Valores SEMPRE.
Democracia SEMPRE.
Às vezes, há uns democratas ainda mais democratas que outros, e esquecem-se, mandatos da ONU, ou certas regras, ou o direito internacional.

Se as multidões por esse mundo fora atentassem em certas brincadeiras, como esta das duas regras,

1º - o Chefe tem sempre razão
2º - Em caso de dúvida aplica-se o nº 1.

talvez começassem a tomar mais atenção à vida nacional e internacional que os rodeia. E a não deixar que tanto os "bovinizassem"

Seja a execrável Rússia, seja a Ucrânia, Espanha, Alemanha, EUA, França, China, Índia, Israel, Turquia, etc., movem-se por interesses.
PONTO.

As notícias sugerem que os Nórdicos concordaram por exemplo em extraditar 33 pessoas para a Turquia. Detalhe, Curdos, portanto, descartáveis face ao momento. Momentos anteriores houve em que os Curdos foram muito úteis aos Ocidentais americanos e Europeus.

Eu nunca até hoje ganhei Totoloto ou Euromilhões, mas jogo sempre.
Isto dito, segue o meu palpite.

Os Nórdicos, a muito curto prazo, fecharão os olhos à fuga rápida do país desses tais 33, e mostrarão uma grande surpresa por não os encontrar em casa e, obviamente, um profundo pesar por eles terem fugido do país. 
Algum polícia de ronda deverá ser repreendido!

Se isto acontecer como eu estou a imaginar, Erdogan ficará certamente irritado, muito irritado, fulo, mas como os EUA lhe devem ter prometido mais armamento vai ficar calado, e Suécia e Finlândia aderem à NATO.
E assim todos ficarão contentes!

Surpresa? Há muitos anos que não me surpreendo.
António Cabral (AC)

Sem comentários:

Enviar um comentário