sexta-feira, 29 de setembro de 2023

COMO  QUALIFICAR ?

Umas criaturas brindaram o titular da pasta do ambiente com ovos e umas coisas cheias de tinta verde. Creio ter sido isto. Quem os instiga ficou na sombra. Os iluminados do costume.

Há vários aspectos que se podem ponderar nesta cena montada para  terem microfones e câmaras de Tv e tempo de antena.

Modas - há muito que andam na moda estas agressões, contra pessoas, contra quadros de pintores famosos, contra monumentos, etc. Modas, designadamente mas não só, de "índole Gretiana".

Eficácia - estas acções têm, penso eu, eficácia zero ou próximo disso. Basta ver por exemplo a história da marcação de datas para eliminar o diesel e a gasolina e o sucessivo adiar das datas. A decisão no Reino Unido há dias é apenas um exemplo. Mas estas criaturas ficam muito contentes por poderem aparecer em público. Elas e quem as patrocina, "Pro Bono" ou não.

Propaganda - mesmo neste âmbito parece-me que o efeito é coxo.

Prestação do ministro - creio que o ministro teve uma reação adequada e se comportou decentemente. 
Manifestou o seu desagrado, educadamente, comentou e a meu ver bem, o que sucedeu. 
Mas andará muito mal se não formalizar uma queixa. 
Estas coisas não devem passar em claro.

Prestação das autoridades - quanto aos agentes da autoridade, identificaram as criaturas, fizeram registo processual adequado, ou fica tudo em águas de bacalhau?
O Estado não deve ser policial, mas há que ter conta peso e medida. Que eu saiba houve um crime. Isto não deve ser tolerado. A indignação, é uma coisa, isto e outras do género são outra coisa.

O meu entendimento - creio que está claro no que antecede. 
A revolta das pessoas é legítima, e as questões climáticas devem ser olhadas muito seriamente e não me parece que isso esteja a acontecer, mas por culpa de todos os lados.
Discordo do emprego de violência, seja de que forma for interpretada. E nestas coisas gosto sempre de apreciar a coerência de quem protesta e contra o quê, face ao seu "modus vivendi"

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário