quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Os acidentes marítimos
Usando a terminologia de António Costa, sei "poucochinho" deste assunto.
Mas sei alguma coisa, podem estar certos, e não é de ouvir falar ou ter lido, é da vida activa, passada.
Infelizmente, deu-se mais uma tragédia com pescadores. Existem famílias enlutadas.
Nesta circunstâncias é sempre mais difícil falar das coisas.
Desconheço os contornos do acidente marítimo, mas tenho a certeza, da experiência profissional do passado, que o acidente não se deu por uma só causa.
Tal como nos acidentes rodoviários, existe sempre mais do que uma causa. Mas nos acidentes rodoviários é comum culpar só a chuva, ou o asfalto, etc. Nunca é porque o condutor não adequou o andamento ás condições da estrada, do tráfego, da carga transportada, do eventual estado de cansaço, e por aí fora. E depois a GNR vai apurar as causas!!!!!!
Voltando aos acidentes marítimos, as tragédias não ocorrem porque houve um golpe de mar, apenas.
Repito, desconheço os contornos e possíveis causas.
Mas eu que vejo pouca televisão, fui chamado à sala pela minha mulher para observar certas reportagens sobre o assunto.
Face ao que antecede, provavelmente, digo eu, se calhar era mesmo verdade que a bordo não estariam com os coletes de salvação vestidos e adequadamente cingidos ao corpo.
Situação recorrente ao longo das décadas, com os pescadores portugueses.
Mas, depois de mais uma tragédia, assiste-se ás mais curiosas (??) discursatas de certos senhores que evidenciam tudo o que aconselharia a não abrirem a boca, sobre o que a lei impõe / obriga ou não.
E sempre com o brilhante (!!??!!) trabalho jornalístico!!!
Faz-me lembrar o meu neto mais novo, 8 anos, quando há poucos dias lhe chamei à atenção que de manhã começa a estar fresco e, portanto, deve levar um casaco de malha - oh avô, toda a gente vai só de T-shirt para o colégio!!!!!!
Lamentável, mais famílias enlutadas. Cena que se repete e, infelizmente, se repetirá no futuro.
E a culpa será, sempre e só, da autoridade marítima, está bem de ver.
António Cabral (AC)



Sem comentários:

Enviar um comentário