domingo, 18 de outubro de 2015

Porque estou tão cansado desta gentinha toda! TODA!!!
Domingo.
Confesso, estou muito abalado com a perda de um amigo, até por circunstâncias especiais, pessoais. Tentarei que isso não me perturbe, e não me saia um texto demasiado coxo.
Ando tão cansado e farto de tanta pouca vergonha, de tanto egoísmo, de tanta falta de memória, de tanto vanguardismo de caviar, de tanto vanguardismo centralista, de tanta mentira. Farto dos sorrisos de menina, dos sorrisos de avô prazenteiro, dos sorrisos de falsos grandes estadistas, dos sorrisos tolos dos que já previam todas as hipóteses. As elites (!??!), sempre as elites, que nos despedaçam há décadas, há séculos, e não é preciso recuar a mais do que 1700. Uma continuada falta de decência de imensos senhores e senhoras. Marca de Portugal, há séculos.

Exemplos somam-se, diariamente, em catadupa. Um lodaçal, uma total ausência de pudor, argumentação assente em ansiedades patéticas, em sedes de poder inqualificáveis, esquecendo-se do que antes disseram e defenderam, as nomeações que todos os governos sempre fazem em final de mandato. À mistura com um sistema de justiça inoperante (porque assim o prepararam e concretizaram) nos grandes casos.
Ele é, "senadores e senadoras" (dá vontade de rir) de todos os quadrantes sem excepção, comentadores e comentadeiras, historiadores sempre do contra revelando (apesar dos seus arquivos) cada vez mais falta de memória, ex-exilados/foragidos, jornalistas de "referência", conselheiros deste presidente e dos anteriores presidentes Soares e Sampaio, etc.
E o Presidente desta cada vez mais doente República, continua a abrir a boca.........sem haver uma alminha caridosa, que lhe diga - mantenha-se calado até depois de receber os partidos todos. CALADO!

Mas, todos, mesmo todos, defendendo SEMPRE o superior interesse do País, todos defendendo políticas patrióticas, sejam de esquerda, sejam de direita, do centro, ou da estratosfera!
Naturalmente, eu serei um dos que falo sem saber do que falo! Eles, os das elites, é que sabem, estão na vida pública há décadas, alguns desde adolescentes, um gabando-se até - desde os 14 anos. Actuações em associações académicas, ou federações partidárias,......bem, convém que não se fale e lembre isso.
Nos meus vários defeitos e certamente uma ou outra qualidade, o que se me oferece dizer mais, sem excitações, sem insultos? Um complemento de muito que fui dizendo e escrevendo ao longo de anos e designadamente nos últimos meses. Tenho contra mim, entre muitas outras coisas, não ter estado em primeiras filas de comícios e arruadas e, portanto, não apareci no YouTube, em "selfies", em blogues, nos media. Paciência. Ah, e não sei do que falo, naturalmente.

A vida, valor supremo, a liberdade, valor essencial que se lhe segue, e outros valores soberanos, estão expressamente enunciados na CRP. Convinha não esquecer.
Mas convinha igualmente não esquecer, e quase toda a "gentinha" disfarça (a população em geral nunca leu a CRP, só sabe - tenho direito a), que a CRP tem uma lista infindável de direitos (a esmagadora maioria são para mim inquestionáveis) e poucos deveres dos cidadãos (o estado tem que me...). Aliás deviam estar listados por ordem alfabética, primeiro os deveres e depois os direitos; do Estado, das instituições, das pessoas individualmente consideradas. Mas devo ser eu que já estou "tan-tan". E já agora, convém lembrar que os direitos têm tradução pecuniária. Ah.....isso não interessa nada. INTERESSA.
Tal como me interessa que me expliquem que pouca vergonha é esta de, se calhar, para o tal Novo Banco, serem precisos mais uns 2000 milhões? E, já agora, que me expliquem como é que o BANIF engoliu empréstimo do Estado (no qual estão mais alguns dos meus euros) e agora também requer mais uma fatia de milhões? Que pouca vergonha, que saque é este?. O governo que findou tem muitas culpas, mas tudo isto vem muito lá de trás. Por isso, o PS tem que definitivamente começar a assumir responsabilidades, que culpas passadas também tem.

No quadro do rescaldo das recentes legislativas, matraqueiam-me com as contas das percentagens, com as várias maiorias e minorias, positivas e negativas. Muitas delas feitas de má fé e só para o que lhes convém. Talvez se lessem com atenção as contas, os gráficos, os comentários, e as conclusões indicativas por exemplo, de Pedro Magalhães (um homem e estudioso sério), talvez pudessem ser menos vigaristas nos comentários. Salvo melhor opinião, quem ganhou as eleições foi a abstenção. É triste, acho eu, e o resto é conversa. Do CDS ao PAN e a todos os outros partidos (???) de super protesto, algum pode dizer-me quantos dos abstencionistas votariam neles? Tenham vergonha.

Depois, há os vários alaridos patéticos e que tenho por intelectualmente desonestos como - golpe de estado, estalou o verniz democrático, fraude eleitoralnão votaram PS para agora se aliar a, ciclo bafiento, trabalhar com mais afinco, os deveres de Portugal serão rigorosamente respeitados e cumpridos, manchas na ética, etc. Como bem diz um dos idosos meu vizinho na minha aldeia da Beira-Baixa, parvoíces. Mas é claro que convém ter em conta a história do lobo e do cordeiro, além de que também sei, há muitas décadas, que os bebés não chegam de Paris enrolados num lençol pendurado de um bico de cegonha.

Lembrando António Costa, serei um dos que não sabe do que falo. Ainda assim, continuo. Em 2011 PSD e CDS coligaram-se após as eleições. Não me recordo de, durante essa campanha, se terem insultado e denegrido. E não estão muito distantes na generalidade dos aspectos da governação de uma sociedade. É ler os programas.
Já 2015, PCP em especial, mas muito também BE, insultaram e denegriram o PS durante todas as semanas que antecederam as eleições. Aliás na linha habitual. É só por isso que acho estranho quererem, conseguirem, eventualmente coligar-se.
Mas as estrelas do nosso firmamento (??) gostam de torcer as coisas. Claro que em teoria se pode e deve procurar acordos, negociar, conversar, mas seria prudente não esquecer a praxe de décadas, os insultos de décadas.

Porque todas as matérias em que BE e PCP têm posições iguais ou semelhantes, muitas e particularmente quanto à Europa, são contrárias às do PS, PSD e CDS, ....ah.......isso não interessa nada.
Pois talvez não interesse nada que a esmagadora maioria dos portugueses, incluindo para a Constituinte, nunca deram especial votação ao PCP e agora recentemente ao BE, que apesar da sua subida em 2015, veremos. E convém não esquecer o PREC, os atentados ás sedes do PCP e MDP, os atentados ás sedes também dos outros partidos, os bombismos, as rajadas de metralhadora de que alguns depois se gabavam rindo etc. Portanto, de um lado e de outro, se bem me lembro.......
Claro que agora, apesar destes passados, muita gentinha anda excitada - porque vai acabar o tabu, porque vai ser histórico, etc - tanta gentinha a querer convencer-se da bondade disto tudo, mau grado os editoriais do AVANTE, e etc. Por mim, estou convicto que BE e PCP se foram confessar logo em 5 de Outubro, para agora dizerem que estão limpos. A minha questão é só uma, um detalhe: cheira-se que o padre era mouco!

Andam por aí a brincar ás políticas. A líder do BE vem até dizer que também para as presidenciais vão debater coisas concretas, as coisas que interessam ás pessoas.
Pois muito bem expliquem, por exemplo, ás pessoas do "povão", como se vai conseguir continuar a obter financiamento externo para vivermos (serão para aí necessários 50 000 milhões de euros anuais). Questão simples que, presumo, dificilmente se conseguirá a juros muito baixos num governo com as visões de BE e PCP. É que sem uma governação que conte com PS, CDS, PSD, pois são estes que explicitam concordar em actuar dentro das regras europeias (que acho más, algumas delas, melhor, a ausência real da subsidiariedade que devia ser efectiva para nós), não estou a ver o financiamento e juros baixos. Sem estes partidos, ou sem um deles, como ficam as coisas para as pessoas? Ou por decreto surgem o emprego, a criação de empresas, as creches, a pujança económica, etc? É que eu também acho intolerável as imposições exteriores mas, se eu não tiver dinheirinho no banco......como é? A senhora no lugar da praça onde compro fruta não me enche o saco das compras só em troca do meu sorriso.

A terminar, ou há acordo escrito para uma legislatura, ou continuarão a brincar com a nossa vida. Estamos nitidamente num problema de regime. Estamos anos atrasados. Mas ou é agora que PSD, PS e CDS tomam finalmente juízo, ou isto vai ficar pantanal definitivo.
O PR deve empossar um governo e é a AR que vai ou não brincar com as nossas vidas. Aguardemos. Mas continua a parecer-me que tem havido pouca seriedade por parte de António Costa e Passos Coelho (Portas......). António Costa em particular, tem-me parecido, ostentando garbosamente egoísmo e soberba, mas que parece ser um tique adquirido há muito. Mas cá por mim, ele quer é ser oposição, dado que não ganhou as eleições.

Em democracia vota-se (teoricamente) em quem se considera melhor globalmente para governar a sociedade. Decorre da CRP. Daí decorre, também, que os de "protesto" têm direito a existir. Lamento muito é que não haja periódica verificação da sua pujança no seio da sociedade. Isso sim, por exemplo, e recorrendo a Arnaldo Matos, é que me parece um verdadeiro "putedo".
Mas é claro, que António Costa sabe do que se passa. Eu, e mais uns milhões, incluindo militantes do partido dele, não sabemos do que falamos. Curiosamente, a sondagem mais recente, quais seriam os resultados se as legislativas fossem agora, parece que dão mais força ao PSD e CDS e uma chapada em António Costa. Fico à espera dos argumentos das várias Estrelas do nosso firmamento para demonstrarem a estupidez dos eleitores e que, obviamente, é apenas uma sondagem, sem qualquer valor. Pois.
Adriano Moreira afirma constantemente que Portugal não tem um conceito estratégico. É infelizmente verdade. Mas, sobretudo, as ditas elites (???) não têm pudor, vergonha na cara, juízo, e na escola nunca lhes explicaram o que era o bem comum.
AC


Sem comentários:

Enviar um comentário