domingo, 1 de maio de 2016

Hoje é dia da Mãe

Hoje é dia da Mãe.
Um dia que, em outras épocas, coincidia com um dia especial religioso e, por essa razão, teve de ser mudado para o 1º Domingo de Maio.
Assim, ficou tudo mais respeitador de consciências!!!
Raramente levanto ponta de véu relativamente à minha vida pessoal, familiar.
Mas hoje, sendo dia de todas as mulheres que tiveram a felicidade de trazer a este emundo pelo menos uma criança, abro uma muito pequenina excepção.
Vai a caminho dos 91 anos, com uma cabeça felizmente muito boa, com belíssima memória, e ainda relativamente independente. Vive ainda sozinha, mexe-se bem. pedala na sua bicicleta, e eu visito-a semanalmente, e faço-lhe compras de supermercado.
Viúva há quase seis anos, o pai faleceu exactamente no dia de aniversário do meu irmão, mais novo, falecido quase um ano antes dele.
Coisas estranhas da vida terrena, falecer no dia em que lhe tinha nascido o segundo filho.
Naturalmente, não durando esta situação eternamente, preocupa-me bastante como poderei enfrentar o futuro, quando esta Senhora precisar de apoio, apoio que nunca se sabe como virá a ser necessário.
E, neste Portugal agora na senda do progresso, virada a página da austeridade, o tempo novo mostra-me que, afinal, e contrariamente a todos os anteriores governos PSD, PS, PSD/CDS, agora sim é muito fácil arranjar lares em conta (materialmente) para aí instalar idosos em fase final de vida.
Facílimo.
Seja em Santas Casas da Misericórdia, seja em casas do Montepio, seja em lares particulares, é uma alegria.
Depois de percorrer a NET, depois de entrevistas em vários locais, depois de ......uma série de porras, a realidade choca fragorosamente com o que por aí se diz e anuncia.
É dia da Mãe, almoçámos todos juntos, a Mãe, eu, a cara metade, os nossos filhos, e os netos.
Jantaremos com a nora que foi almoçar com a respectiva Mãe, com o marido que é nosso filho, mais a "jovem" de quase  91. Fica assim o dia completo.
É dia da Mãe, obrigado Mãe.
De facto, quando olho para trás, para a tua tão difícil vida, com fases tão complicadas, o mínimo que posso fazer é dizer - obrigado mãe.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário