ALMOÇO, caseiro, simples, pelo CHEF cá de casa (cozinha quase tão bem como a cara metade)
Espinafres como acompanhamento; passados por um fio de azeite com dentes de alho, uma pitada (pouca) de sal.
O prato é receita da minha lavra. O que observam é uma espécie de "calzone", uma espécie.
Começo pelo recheio, isto é, REDON (restos de ontem).
Eram fatias de carne assada, que cortei em pedaços pequeninos, e que aqueci com o molho por forma a deixar gorduroso sem ser molhado, pois daria cabo da massa. Depois misturei com o resto dos brócolos de ontem, cortados em pedaços. Em síntese fiz um recheio que ficou húmido sem ser empapado.
Quanto à massa, (de que coloquei uma rodela no fundo da tarteira de silicone, para servir de base ao recheio, e com outra rodela cobri, dobrando depois a parte de baixo para a de cima de modo a fazer uma espécie de costura) é muito simples:
- farinha em cima da bancada (+/- 1 chávena leite p/almoço), um buraco ao meio para, pouco sal, um ovo inteiro, uma colher de sopa de margarina líquida; mistura-se tudo. Dependendo como a coisa correr, pode usar-se um pouco de água, ás vezes até uma pitada de nata magra, equilibrando com farinha.
O resultado pretendido é uma bola fofa, que não seja demasiado mole e pegajosa nas mãos, nem dura. Frigorífico com ela (30/40 min).
Depois é estender com o rolo da massa (continuo a usar o velho rolo de madeira, prenda de casamento). Arranjar a forra para baixo e para cima como já referido supra.
A companhia, óptima como sempre. O vinho era do Douro; por pudor não digo a marca, mas é extraordinário, menos no escaldante preço. Bom apetite. Ah, atenção, inveja é pecado.
AC
PS: copo branco, de porcelana fina, chávena sem pega, oferta/prenda do filho mais novo, onde se bebem bons chás
Em Tempo: esqueci-me, forno a 190º. Calor por baixo e por cima, tarteira ligeiramente abaixo de meio do forno. Quanto ao tempo, fui controlando pelo vidro, retirei quando a massa estava loira. Assim como se vê na foto, estava estaladiça ao meter a faca. Crocante, como dizem os "espertos".
Sem comentários:
Enviar um comentário