sábado, 21 de maio de 2016

As pessoas comunicam entre si? Mesmo?

Creio que entre os meus concidadãos existe a ideia firme de que as pessoas em geral comunicam entre si. E que as redes sociais muito contribuíram para isso.
Tenho sérias dúvidas. Mas posso estar redondamente enganado.
Eu percebo que a tecnologia dos últimos anos contribuiu para dar uma valente machadada na forma tradicional de nos correspondermos, por carta, por postal ilustrado, no País e do estrangeiro.
O telemóvel, a máquina fotográfica e de filmar digitais esmagaram os postais ilustrados.
Mas ainda no tempo em que eu escrevia várias cartas (hoje escrevo bastante menos), com as minhas canetas de tinta permanente, várias pessoas (incluindo familiares e amigos) o não faziam já e em que algumas das razões para tal me deixavam boquiaberto. Adiante.
Ainda não há muitos anos era comum, entregar-se uma prenda acompanhada de um cartão escrito à mão, com texto mais ou menos alargado, desejando felicidades, parabéns, saúde para o bebé, etc.
Raro acontecer hoje. Porquê?
Quando olho para os blogues, vejo por exemplo, algumas pessoas incomodadas porque o seu blogue mudou de orientação, parecendo cismar sobretudo em matérias específicas.
Não sei, tenho pensado bastante neste assunto, não encontro razões consistentes para explicar certas coisas que hoje acontecem.
Aconteceu, telefonarem para darem resposta curta a carta!!!
Acontece, não se devolver um chamada não atendida, seja no telemóvel seja no fixo.
Acontece que há pessoas que não respondem aos mails que recebem.
Acontece que há certas personagens, várias de notoriedade pública, que não agradecem o que recebem, ou o convite que tiveram, ou a colaboração que lhes foi prestada, ou os votos de felicidades na nova função.
Acontece que há pessoas que não têm tempo (dizem) para consultar o que o amigo escreve mas, depois, são apanhadas em contra-pé, a ritmo surpreendente, ap verificar-se que passaram o dia na NET.
Acontece!!!!
Enfim, a sociedade portuguesa está curiosa!!! E alastra a falta de, educação, consideração, e de respeito. Um pantanal lodoso, imenso, imundo.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário