terça-feira, 24 de maio de 2016

MANHATTAN

Em virtude da carreira, estive pela primeira vez nos EUA em 1994. Uma reunião/ estadia de uma semana. Norfolk, Virginia Beach, o hotel, alguns restaurantes, e os aeroportos em New York e Norfolk, foi o que fugazmente conheci nos intervalos das reuniões de trabalho.
Vem isto a propósito da reviravolta com que me tenho entretido na minha garagem.
Objectos, livros, mapas, documentos, pastas de arquivo, roupas, brinquedos dos outrora miúdos. Memória.
Voltei aos EUA em 1998, 15 de Agosto, estive lá três anos, regressando a Lisboa a 31 de Agosto de 2001, onze dias antes da tragédia.
Costumo dizer em ar de graça/ humor negro, que esperaram que eu regressasse.
Nos mapas, nas fotografias, nos apontamentos, nas anotações sobre museus e passeios, tenho memória de Manhattan, e do que conheci, razoavelmente bem.
Manhattan tem uma conhecida história, e a curiosa passagem para novos senhores da terra.
Mas o nome Manhattan está associado, também, a desenvolvimento tecnológico e, na sua sequência, a eventos trágicos, de consequências verdadeiramente inimagináveis e horríveis.
Em Setembro de 1942, foi criado o "Manhattan Engineer District", que era um organismo de engenharia militar com a missão última de promover o fabrico da bomba atómica.
Laboratórios já anteriormente existentes, designadamente em universidades, vieram a ficar subordinados aquele organismo.
Tudo foi incluído no conhecido programa alargado com o nome "Manhattan Project", que veio a ser um empreendimento gigantesco. GIGANTESCO.
Vieram a ser criados/ implantados 3 centros nucleares: "Oak Ridge", para construir um reactor nuclear piloto, "Los Alamos", para investigação e projecto de bombas atómicas, e "Hanford Engineer Works", para construção de reactores nucleares.
Como se sabe, foram lançadas 3 bombas em 1945: a primeira, foi de ensaio, a 16 de Julho, em Alamogordo, no Novo México. Terá espantado, horrorizado, mas..........
Duas, foram depois largadas sobre cidades no Japão, a 6 e 9 de Agosto salvo erro. Com os efeitos hediondos conhecidos.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário