sábado, 27 de maio de 2017

A PROPÓSITO DE TERRORISMO (1)
Na sequência da tragédia ocorrida recentemente em Manchester, escrevi dois pequenos textos, em 23 e 26 de Maio; retomo hoje o assunto, em outra dimensão, e assim irei prosseguindo mais alguns dias.
Para a contenção do terrorismo, que não (a impossibilidade) a sua eliminação, requer-se uma constante e cada vez maior consciencialização que todos os intervenientes nas sociedades.
Desde logo por parte do cidadão comum. 
Depois, todos os políticos aos mais diferentes níveis, todos os titulares de órgãos de soberania, militares e civis, forças de segurança, serviços de informações, jornalistas.
O combate ao terrorismo requer uma visão global, multidisciplinar, multidepartamental, em todos os países.
E é indispensável uma coordenação absoluta entre, parceiros, amigos, aliados. Sem isto, e designadamente nas sociedade do mundo ocidental, o mundo será cada vez mais perigoso, mais horrível e, eventualmente, caminhar-se-á para o surgimento de mais estados falhados, para a implosão de sociedades.
E será de ter em conta que a abordagem à questão terrorismo não pode deixar de ser ponderada pelo menos nas perspectivas, sociais, estratégico-militar, diplomática e económica, e todas se complementam.
António Cabral (AC)

Sem comentários:

Enviar um comentário