quarta-feira, 13 de setembro de 2017

A Bandeira Nacional
O cromatismo verde-rubro, tal como veio a ser adoptado pelo governo republicano em 1910, remonta ao movimento do 31 de Janeiro de 1891.
O verde significa o solo Pátrio e a esperança no futuro.
O vermelho alude ao sangue derramado pelos portugueses na defesa da Pátria, da sua liberdade e independência, é a cor da luta, da vitória e da coragem.
A esfera armilar representa o mundo unificado pelos portugueses na epopeia da expansão.
No coração da bandeira vemos o escudo ancestral da nossa Pátria, com os sete castelos conquistados aos mouros, as cinco quinas de Ourique, os cinco besantes de prata em cada quina, representando as chagas de Cristo e o poder de cunhar moeda.
 O Pavilhão Presidencial
É semelhante à bandeira nacional, excepto por ter o pano de uma só cor, o verde-escuro, e o escudo está no centro.
Parece que cresce o número de tontos que quer passar por cima destas coisas, e devagarinho, preparar  divisões territoriais, para ver se conseguem uma espécie de espanholização.
Por mim, se alguma coisa mandasse, tratava de uma alteração constitucional de modo a consagrar a existência de governos regionais múltiplos, a saber: 18 regiões continentais e, dentro de cada, um parlamento regional e em vez das habituais comissões parlamentares, várias secções exactamente correspondentes a cada cidade; quanto às ilhas, 11 regiões, 9 por cada ilha Açoreana, 2 para Madeira e Porto Santo; ficaria no "papel" a criação de sub-secções para os ilhéus Formigas, para as Berlengas, ilha do pessegueiro, etc. 
Naturalmente, todas as regiões poderiam ter os partidos que entendessem criar.
Anualmente, tipo feira do livro, a montagem no parque Eduardo VII de inúmeras tendas para acolher a sessão nacional de todos os parlamentares, onde discursariam, o presidente da República das Regiões, e todos os presidentes regionais, e todos os presidentes dos parlamentos regionais.
Nesta sessão, a durar eventualmente vários dias, seriam dirimidos todos os problemas. O tribunal constitucional e o tribunal de contas, seriam eliminados. 
Cada região teria a sua bandeira, tendo como pano de fundo a bandeira nacional e na parte vermelha o desenho simples da sua região com o nome inscrito a letras pretas. Pretas ou negras?
Outros assuntos, orçamento, moeda, política externa, representação nacional, forças armadas, forças de segurança, etc, etc, seria decidido e resolvido em sucessivos plenários.........
AC


Sem comentários:

Enviar um comentário