segunda-feira, 25 de setembro de 2017

AINDA TANCOS.......apre.......
Já lá vão 3 meses. Um porta-voz do EMGFA terá dito à Antena 1 - "o Centro de Informações e Segurança Militar não produziu qualquer tipo de relatório sobre o caso e desconhece qualquer documento que tenha aquelas afirmações que são publicadas no jornal".
O tal célebre comunicado do EMGFA para os OCS será assim - “Relativamente à notícia hoje publicada pelo jornal Expresso intitulada relatório explosivo sobre Tancos arrasa poder político e militar e que está a ter eco em outros órgãos de comunicação social, vem o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) informar que o seu Centro de Informações e Segurança Militar (CISMIL) não produziu qualquer relatório sobre o assunto”.
Sobre Tancos quase tudo inacreditável. Não há melhoras.
O louco da Coreia do Norte não faria melhor nesta ópera bufa.

O pequeno comentador Marques Mendes considera que o relatório tem mão de gente do Exército desavinda (palavras minhas).
C
laro que todos os titulares de órgãos de soberania, todas as chefias militares e todos os organismos intervenientes nestas coisas desconhecem o dito relatório. O Expresso vai ficar nas encolhas?
O inefável PM já disse as coisas do costume. Os outros inefáveis dos outros partidos IDEM!!!! Ah, Azeredo Lopes já veio dizer que o relatório é fabricado, e tem objectivos políticos. Ele deve querer dizer  que o responsável é o morador de Massamá. Será.
Parece que há um documento qualquer, de 63 páginas, sem assinaturas, sem carimbos? E o Expresso baseia-se nisso? Será isto que os titulares dos poderes me dizem?

E que mais nisto tudo?
> Devem estar todos a olhar para todos, a saber, PR, PM, MDN, CEMGFA, CEME, CISMIL, SIED, SIS, PJ, MP, PJM, secretário-geral do SIRP mais a sucessora, a patética comissão parlamentar de defesa, alguns deputados, alguns candidatos a ministros, etc.


Em Portugal, quando as coisas correm mal, em determinada altura senão mesmo logo na fase inicial aparecem "os tidos como importantes" a realçar a necessidade de respeitar as instituições, o "sentido de Estado" e por aí fora. 
O que, sendo uma evidência mas que constantemente no entanto desprezam até as coisas se complicarem, quando recorrem a estes argumentos uma das razões fundamentais é, acredito, ver se conseguem dominar a "fervura na panela". Amansar a fera. Creio que estamos cada vez mais neste campo.


> Possibilidades, várias, inventários muito provavelmente deficientes há anos, material que possa ter ou não entrado em paióis, possível conivência entre militares e malfeitores de inúmeras categorias, desleixo e degradação de instalações que em alguns casos serão pouco ou nada justificáveis com os cortes anuais vergonhosos nos orçamentos para as FA, lutas de galos da mesma capoeira não só mas também por causa da politização asquerosa do processo de nomeação de chefias militares (desde os anos 90 do século passado), lutas políticas partidárias e ainda intra-partidárias (há sempre quem anseie chegar a ministro ou subir mais dentro do partido) e não me alongo mais porque há pano para muitas mangas.


> Será legítimo imaginar que pode ter sido alguém em jogada arriscada tipo "freelancer", uma vez que creio o CISMIL se espalha por mais de um andar naquele edifício ao Restelo, e nem toda a gente conhecerá todos os andares e cantos à casa? Neste mundo louco tudo é possível imaginar. Ou será Balsemão, aflito que anda com as dívidas à banca, a querer puxar pelas tiragens/ vendas?
Neste mundo louco tudo é possível imaginar, mas Balsemão não. Apesar disto, descarto intervenção de Putin!!!!


Aposto que a irritação do Presidente da República aumenta diariamente, e que estará a fazer as suas pressões. E a conter-se publicamente.  Já deve ter uma noção mais firme da desgraça que grassa dentro do seu "reino" de comandante supremo, como estará consciente das várias desgraças dentro do seu "reino" de PR ou seja, estará seguro espero eu, de que infelizmente a nossa estrutura global está podre há décadas, e isto pode desmoronar-se um bocado. Admito que o PR vá aguentar-se até à aprovação do OE mas creio que logo a seguir as coisas vão ficar muito mais complicadas para António Costa, Azeredo Lopes, e os generais CEMGFA e CEME.

Que concluir?
Sinceramente, é difícil uma conclusão, firme.
Mas estou convicto
- que Marcelo, depois do doa a quem doer e salientando sempre a relevância do tema e apuramento de responsabilidades, vai querer resultados (ele refere sempre a palavra rapidamente) e, cheira-me, que 3 militares do fundo da hierarquia do Exército castigados eventualmente é capaz de lhe causar muita comichão,
- que o MP, PJ e PJM vão chegar ao fim e.........NADA,
- tudo célere e relatórios muito secretos, e .......NADA,
- Portugal, no seu melhor!!!
Estou ainda convicto de que o prestígio das instituições nacionais em geral cada vez é maior e, particularmente, o Governo, o ministério da defesa nacional, o EMGFA, o Exército.

Ah, e claro, as instituições sempre a funcionar.
Como se vê claramente, com o Primeiro-Ministro, dentro do ministério da defesa nacional que entre outras coisas tem uma inspeção para inspecionar, dentro do EMGFA que tem uma hierarquia mais o CISMIL (e inspeções?), dentro do Exército que tem uma hierarquia (e inspeções, certo?) e  mais para o fim da linha, final e felizmente, um capitão, um sargento, um cabo!!!
Palpita-me que isto não vai ficar por aqui.
Ainda me vou rir.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário