quarta-feira, 24 de novembro de 2021

THE  MILITARY  100

Tenho este livro há muitos anos. Uma listagem de diferentes e diversas personalidades, dirigentes/ líderes militares, e sobre cada um cerca de 4 páginas sobre o seu historial. Uma listagem, discutível como são todas, de pessoas que marcaram épocas da história mundial. Como por exemplo, Napoleão Bonaparte, Júlio César, Carlos Magno, o Huno Átila, Oliver Cromwell, Karl von Clausewitz, Sun Tzu, Antoine Henri Jomini, Aníbal, Horatio Nelson, Robert Lee, Chester Nimitz, Mustafa Kemal (Ataturk), Heinz Guderian, Isoroku Yamamoto, Karl Doenitz, Saladino, George Patton, etc.

Estive a reler algumas partes e, sobretudo a percorrer a lista destes 100 indivíduos. Naturalmente que para quem lê alguns personagens são mais interessantes que outros.

Veio-me agora à cabeça, quem me diz a mim, por exemplo, que se durante a II GG, na guerra do Pacífico, o almirante Japonês Isoroku Yamamoto tivesse tido à sua disposição os "drones" de hoje, e presente o seu brilhantismo de almirante/ estratego/ táctico, não teria simplesmente arrasado as esquadras americanas? 

Nunca se saberá, é apenas uma especulação minha. Mas uma coisa me parece evidente, hoje, drones e mais drones. Marinha do futuro.

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário