quarta-feira, 17 de novembro de 2021

TRUMP e vários parvalhões por aí

Tenho a pior das opiniões sobre este troglodita (para não ser aqui insultuoso, e os trogloditas que me perdoem) mas ver atribuir ao personagem TRUMP por parte de alguns esquerdóides o enfraquecimento do "hard power" ocidental parece-me esquisito, no mínimo.

Quando se invoca o mundo Ocidental creio que, fundamentalmente, se tem em vista, a Europa, EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia.

O idiota do TRUMP teve atitudes para com a NATO de que pessoal e liminarmente discordo. Mas daí a dizer que se enfraqueceu a força bélica do mundo Ocidental…….Que eu saiba, ao nível das forças armadas dos EUA, ao nível do "soft power" do país, ele nada diminuiu.

Creio que quando aos outros países não me parece que tenham diminuído as suas capacidades militares. 

Já quanto à entidade Europa a cantiga é outra, mas não me parece que a responsabilidade seja do TRUMP. A Europa continua uma entidade política cada vez com maiores aberrações e dificilmente se pode considerar mais do que um anémico anão militar.

A Europa pós-45 construiu-se com base no carvão, no Marshall, na força braçal essencialmente escrava de milhões que emigraram sobretudo para França, Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda, Escandinávia, Luxemburgo, Suíça, enquanto o Reino Unido se enchia com os asiáticos das ex-colónias. E assim, essencialmente, se formou o estado social na Europa Ocidental e se desenvolveram os países que bem sabemos. E por isso quase nada gastaram em defesa e armamento. O Reino Unido e a França dotaram-se de algumas componentes nucleares. É tudo, creio.

A culpa é do asqueroso Trump? Hum……

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário