C A R R E I R A S P R O F I S S I O N A I S
Em todas as profissões há etapas, graus, categorias, progressões.
Na carreira diplomática, por exemplo, o degrau primeiro depois do ingresso é ficar como "Adido de Embaixada". Depois, a evolução dependerá de muitos factores mas as categorias seguintes são as de "Secretário de Embaixada", "Conselheiro de Embaixada", "Ministro Plenipotenciário" e "Embaixador".
Na carreira militar, há "Praças", "Sargentos" e "Oficiais". Estes, vão dos jovens oficiais saídos das "Academias Militares" (i.e. Aspirantes, Guarda-Marinhas), ao grupo dos "Oficiais Superiores" (i.e. Major, Capitão-de-Fragata, Coronel) ao dos oficiais generais (i.e. Almirantes, Generais).
No ENSINO, temos categorias variadas, por exemplo, "Professor", "Assistente", "Investigador", "Professor Associado", "Professor Auxiliar", "Professor Catedrático", etc.
Na Carreira Médica, por exemplo, naturalmente, o Jovem Licenciado que tem de fazer um estágio, "Assistente", "Assistente Graduado", "Especialista", "Chefe de Serviço"etc.
A Carreira Jurídica é diversificada, temos por exemplo, a "Advocacia", "Magistratura", "Consultoria" diversa, "Mediação Jurídica", "Arbitragem", etc.
No Jornalismo, por exemplo, encontramos os jovens licenciados à procura de obter a carteira, "Jornalistas", "Correspondentes", "Chefes de Redação", "Directores de Informação", e outras categorias profissionais que, de acordo com o Estatuto do Jornalista, preenchidos que estejam certos critérios são reconhecidos como Jornalistas.
O que recentemente descobri é que profissões existem que têm uma especialização peculiar: é a categoria dos TRASTES, aqueles que se entretêm a isso chamar aos outros, a categoria de profissional do insulto, os tais da superioridade moral, do politicamente correcto e do policiamento das mentes, e de só contar a sua verdade e da seita ou súcia.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário